fatima teles BE
zé mágico palácio do gelo
casa_da_cultura_santa_comba_dao_img61b9b59538896
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miguel martins cdu ofrades
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Câmara de Mangualde aprova orçamento de mais de 34 milhões de euros

Câmara de Mangualde aprova orçamento de mais de 34 milhões de euros

pub
 Câmara de Mangualde aprova orçamento de mais de 34 milhões de euros - Jornal do Centro
17.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mangualde aprova orçamento de mais de 34 milhões de euros - Jornal do Centro
17.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Mangualde aprova orçamento de mais de 34 milhões de euros - Jornal do Centro

O executivo da Câmara de Mangualde aprovou na quinta-feira (16 de dezembro) o orçamento para 2022, com os votos contra da oposição PSD/CDS-PP, num valor superior a 34 milhões de euros (ME).

Na reunião de câmara, “o Município de Mangualde aprovou o orçamento para 2022, com os votos contra da coligação PSD/CDS-PP. O orçamento base é um dos maiores dos últimos anos, no valor global de 34.014.441 euros”, anunciou a autarquia num comunicado.

As Grandes Opções do Plano para o concelho estão assentes, segundo a nota de imprensa, num “investimento previsto no valor de 18.595.260 euros”, com as prioridades enquadradas no atual quadro comunitário de apoio, na estratégia do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e na estratégia do próximo programa europeu (Portugal 2030).

“Os eixos estratégicos prioritários assentam na inovação, na sustentabilidade dos recursos, na coesão social e na qualidade de vida dos mangualdenses”, justifica o executivo socialista liderado por Marco Almeida.

O orçamento da Câmara Municipal de Mangualde, continua, “pretende, de forma integrada, dar resposta à pandemia de Covid-19, à emergência energética, à emergência climática e à transição digital do concelho”.

A Câmara defende ainda que o Orçamento e as Grandes Opções são “documentos projetados com planeamento e visão estratégica, que procuram o exercício de boas práticas de gestão autárquica como o rigor e o equilíbrio orçamental”.

Desta forma, acrescenta, o executivo municipal “mantém políticas de controlo do endividamento, assunção de novas competências e responsabilidades no âmbito do processo de descentralização para as autarquias e reforço da qualidade de vida de todos os mangualdenses”.

O orçamento da Câmara Municipal de Mangualde para 2022 subiu cerca de 4 ME, em relação ao ano anterior, que atingiu “pouco mais de 30 ME”, segundo revelou, nessa ocasião, o também autarca socialista Elísio Oliveira.

Já o vereador da oposição, Joaquim Patrício, criticou o orçamento da autarquia falando de um documento que não tem visão estratégica.

“Este orçamento assenta a sua orientação em estratégias sem inovação, sem criatividade e sem ambição e com uma operacionalização da rotina e do dia-a-dia. Esta é a grande realidade. As grandes opções do plano e o orçamento são dos documentos mais relevantes e estruturantes para o nosso município e os eleitores e, como tal, não poderão ser só vistos como algo que se preocupa com o equilíbrio da receita e das despesas”, afirmou.

O opositor acrescenta que, no documento, não está “um único investimento que permita uma avaliação diferente”.

“Há bastantes itens com um euro de verba, daí a nossa decisão de que Mangualde tem a necessidade para dar o passo em frente com orçamentos diferentes”, afirmou.

pub
 Câmara de Mangualde aprova orçamento de mais de 34 milhões de euros - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Câmara de Mangualde aprova orçamento de mais de 34 milhões de euros - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar