No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Mortágua adquiriu a centenária Casa Lobo, caraterizados como um dos poucos monumentos que ainda persistem no concelho e que pertencem à era da arquitetura senhorial dos séculos XIX e XX.
O negócio foi feito por 235 mil euros e aprovado pelo executivo, com os votos contra dos vereadores do PS. Segundo a autarquia, o edifício vai ser alvo “de uma candidatura para reabilitação no âmbito do PARU – Programa de Ação de Reabilitação Urbana” com um investimento estimado de 200 mil euros.
O estabelecimento Casa Lobo foi “a maior referência comercial, cultural, social e politica dos últimos 125 anos da história do concelho de Mortágua” e também “uma escola de formação cívica, cultural e de cidadania” tendo inclusive recebido os movimentos de apoio a Norton de Matos e Humberto Delgado durante o regime do Estado Novo e tertúlias desportivas e culturais, referiu o executivo liderado por Júlio Norte.
A Casa Lobo foi ainda lugar de educação e da cultura, onde foram criadas instituições locais como a Escola Livre, o Centro Cultural, o Teatro Experimental de Mortágua, o Mortágua Futebol Clube e a Banda Filarmónica.