No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O município de Tondela tem novo vereador. Francisco Fonseca assumiu funções a 8 de novembro, substituindo no cargo João Duarte, que pediu a suspensão de mandato oito meses depois de ter sido empossado.
Esta foi a terceira remodelação do executivo municipal social-democrata, liderado por Carla Antunes Borges, que assumiu funções como presidente após José António Jesus ter suspendido o mandato depois de uma condenação pela justiça no caso das viagens em carros municipais. Há cerca de duas semanas o autarca renunciou ao cargo após nova condenação pelo Tribunal da Relação de Coimbra, que decidiu ainda manter a perda de mandato. Também a vereadora Sofia Ferreira suspendeu o mandato, num pedido que foi mais tarde seguido por João Duarte.
Francisco Fonseca é a terceira cara nova no executivo municipal de Tondela. Esta nova mexida no elenco camarário levou a uma nova distribuição dos pelouros.
A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, fica responsável pelos pelouros da representação institucional, economia e finanças, ambiente e alterações climáticas, fundos comunitários, obras públicas, juntas de freguesia, florestas e comunicação.
O vice-presidente, João Carlos Figueiredo, assegura as pastas da educação e ação social escolar, parque escolar e mobilidade, proteção civil, saúde, biblioteca, museu e arquivo municipais, cultura e património cultural e movimento associativo cultural, humanitário e associação de trabalhadores da Câmara Municipal de Tondela, recursos humanos, turismo e termalismo, estaleiro municipal e espaços verdes.
A vereadora Vera Machado assume competências nas áreas de desenvolvimento económico, indústria, comércio e serviços, fiscalização, higiosanitários, ação social e habitação, centro tecnológico e de empreendedorismo, eventos municipais, desenvolvimento rural, agrícola, mercado e feiras municipais, defesa do consumidor e loja do cidadão e espaços cidadão, feiras e mercados, cemitério municipal, expediente geral e atendimento, metrologia.
Já o novo vereador, Francisco Fonseca, tem à sua responsabilidade os pelouros das obras particulares e urbanismo/ IGT, modernização administrativa, mobilidade e acessibilidades e centro coordenação de transportes, energia, contratação pública, telecomunicações, informática, desporto, movimento associativo desportivo e infraestruturas desportivas, BUPI e juventude.