No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Viseu aprovou esta quinta-feira (1 de abril) o apoio extraordinário de 60 mil euros que vai ser atribuído às bolsas de estudo para alunos do ensino superior do concelho.
A verba vai fazer com que a autarquia passe a dar um total de 110 mil euros, o equivalente à entrega de 131 bolsas de estudo.
A vice-presidente da Câmara, Conceição Azevedo, diz que este reforço vai permitir “acomodar todas as solicitações de famílias numerosas e carenciadas de Viseu”.
“Sabemos que este vai ser mais um ano difícil, o que nos obriga a fazer tudo o que é possível para evitar hipotecar os sonhos dos nossos jovens. Estes incentivos só provam que este município tem boas contas que nos permitem avançar com este tipo de apoios”, afirma.
Além disso, a Câmara também reforçou para 1,3 milhões de euros a verba que o programa Viseu Cultura vai apoiar à comunidade cultural do concelho este ano, através da aprovação dos projetos que vão ser financiados pela linha Criar, que apoia a criação artística.
Ao todo, são 13 os projetos que vão contar com apoio da autarquia e que abrangem áreas como as artes plásticas, a música, a fotografia e o cinema. Entre esses projetos, estão, “(Agri)Cultura – É Horta de Trocar Histórias”, “Curta-metragem, ficção”, “Atravessar a paisagem”, “Cava.Galeria” e “Misericórdia”.
A Câmara recebeu 45 candidaturas para uma dotação orçamental de 100 mil euros, com vista ao estímulo à criação artística. Com a aprovação final da linha Criar, o financiamento vai rondar os 1,33 milhões de euros.
“No final desta edição, ao cabo de quatro anos de Viseu Cultura, teremos atingido um volume de aprovações de 4,72 milhões de euros de financiamento direto à Cultura Independente, distribuídos por 176 projetos”, disse Conceição Azevedo. Em 2018 e 2019, o Viseu Cultura apoiou a realização de 852 espetáculos e 66 eventos que contaram com um público de 202 mil pessoas.