No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Viseu, localizado na Rua João Mendes, será inaugurado esta quinta-feira (12 de outubro) à tarde.
A criação deste centro “espelha o diagnóstico realizado no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes”, explicou a Câmara.
“O número crescente de pessoas migrantes residentes no concelho e a auscultação realizada a entidades competentes, assim como à própria comunidade migrante, permitiu constatar que existia uma carência de resposta neste âmbito”, acrescentou.
A inauguração – marcada para as 15h30 – contará com a presença da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
O executivo liderado por Fernando Ruas acrescenta que o CLAIM de Viseu visa “prestar um conjunto de serviços úteis aos migrantes do concelho”. Antes da inauguração, a Câmara vai assinar no salão nobre dos Paços do Concelho um protocolo de cooperação com o Alto Comissariado para as Migrações.
Os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes são gabinetes que apoiam em todo o processo do acolhimento e integração dos mesmos, articulando com as diversas estruturas locais, e prestando apoio na regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde e educação, entre outras áreas.
Os migrantes devem marcar previamente o atendimento pelo e-mail claimviseu@cmviseu.pt ou pelo número 232 427 434. Os atendimentos realizam-se das 09h00 às 13h00, de segunda a sexta-feira.
Em 2019, o Instituto Politécnico de Viseu abriu um outro CLAIM, o primeiro a funcionar em politécnicos e o segundo a nível nacional no ensino superior.