Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, diz estar satisfeita com o aliviamento dos números da Covid-19 no concelho.
Os números, revelados na passada quarta-feira (21 de julho) pela Proteção Civil municipal, davam conta de mais 202 casos confirmados de Covid-19, uma redução de 94 casos em comparação com os dados divulgados na semana passada, e dois óbitos associados à pandemia durante a última semana.
Já a taxa de incidência desceu ligeiramente dos 536 para os 533 casos por 100 mil habitantes. Ainda assim, Viseu vai continuar nos próximos dias na lista dos concelhos com risco muito elevado de contágio, conforme anunciado esta quinta-feira (dia 22) pelo Governo.
Após a última reunião do executivo camarário, em declarações aos jornalistas, Conceição Azevedo considerou que os mais recentes números demonstram que surtiram efeito as medidas preventivas tomadas pela autarquia, além do apelo para o contributo ao desagravamento da situação pandémica.
Perante esta situação, Conceição Azevedo garantiu que não estão previstas mais ações para tentar travar o novo coronavírus em Viseu.
“Além do aumento da fiscalização e da comunicação e do adiamento dos eventos, não há muito mais a fazer. Acho que, nesta fase, o importante é mesmo dar continuidade a essa intensificação e foi isso o que ontem pedi às forças de segurança presentes na reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil: GNR, PSP e Polícia Municipal”, assegurou.
Na semana passada, o vereador do Turismo na autarquia, Fernando Marques, admitiu que havia a possibilidade de fechar as esplanadas por não estarem a ser respeitadas as regras de segurança.
Agora, disse o vereador, a medida já não está em cima da mesa. “Colocámos em cima da mesa se fosse necessário enquanto medida drástica o cancelamento das licenças das esplanadas. Felizmente o cenário está a aliviar, os casos estão a descer e perspetivamos uma evolução favorável”, afirmou.
Fernando Marques garantiu ainda que, apesar do aliviamento, a preocupação ainda não desapareceu e frisou a necessidade do cumprimento das regras de proteção face à Covid-19. O vereador assegurou também que a autarquia continua a estar atenta à evolução da pandemia no concelho.
Câmara fecha polidesportivos e parques infantis. PS critica
Apesar da descida do número de casos, a Câmara de Viseu decidiu fechar os polidesportivos, circuitos Gerações Ativas e parques infantis por causa da pandemia.
A medida fez levantar dúvidas ao vereador do PS, José Pedro Gomes. O socialista disse estar preocupado sobretudo com os parques infantis e deixou críticas à decisão da autarquia.
“Obviamente, este é um tempo de incertezas e ninguém pode ter certeza das medidas corretas ou incorretas, mas não nos parece que esse encerramento seja uma boa ideia. Duvidamos até da racionalidade de fechar espaços exteriores onde as crianças poderiam brincar ao ar livre em vez de estarem fechadas em casa ou até na creche e a fazerem atividades sedentárias que nos preocupam”, disse.
José Pedro Gomes defendeu ainda a criação de mais parques infantis no centro da cidade de Viseu.