No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Começam a funcionar esta sexta-feira (7 de maio) três das 17 câmaras de videovigilância florestal que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vai instalar em toda a região.
O investimento, feito em conjunto com a CIM Região de Coimbra, é de 3,3 milhões de euros. As câmaras vão ser ativadas no Monte de Santa Luzia, em Viseu, no Cabeço da Neve, em Tondela, e em Adsamo, no concelho de Vouzela.
As imagens recolhidas vão ser enviadas para o comando da GNR de Viseu. Também a Proteção Civil vai estar atenta ao que se passa nas matas.
Ainda esta sexta-feira, entram em funcionamento no distrito de Viseu seis postos de vigia que integram a rede primária de vigilância das matas e estão localizados em zonas com maior capacidade de vigilância em termos de área.
Os postos estão situados em São Salvador e em Santa Luzia, no concelho de Viseu, bem como em São Macário (S. Pedro do Sul), Santa Helena (Tarouca), Poisadas (Mangualde) e Cabeço de Boi (Mortágua).
A 1 de julho, quando começa o período crítico de combate aos incêndios florestais, vão ser ativados mais 13 postos de vigia no distrito de Viseu.