No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A freguesia do Campo, em Viseu, elaborou a sua primeira candidatura ao galardão Eco-Freguesia XXI. A candidatura foi formalizada junto da Associação Bandeira Azul da Europa.
O projeto foi preparado nos últimos dois anos pela Junta de Freguesia que, juntamente com a comunidade local, realizou diversas atividades e projetos de desenvolvimento da educação ambiental, além de ações com o objetivo de contribuir para a construção de uma comunidade mais sustentável.
O presidente da Junta do Campo, Carlos Lima, diz que o objetivo não passa apenas pela conquista do galardão e da respetiva bandeira verde, como também por fazer melhor.
“Esta conquista seria, obviamente, uma motivação extra. Quando nos inscrevemos no Eco-Freguesias, referi que seria o mote para muito trabalho e que não nos acomodaríamos. Estamos confiantes, porque temos lutado muito pela nossa evolução”, refere o autarca não escondendo a sua confiança na vitória que será anunciada em junho.
A Junta de Freguesia refere que tem realizado ações de rua, com sensibilização porta-a-porta, e alertado a população para a importância da deposição correta dos resíduos, além de ações de limpeza de terrenos e património público.
Foram ainda plantadas várias árvores nos espaços verdes. Agora, a Junta está a identificar as espécies arbóreas do Campo nas ruas e nas escolas, com a ajuda da Associação Bandeira Azul.
Além da candidatura ao Eco-Freguesia XXI, a freguesia do Campo candidatou-se também ao Orçamento Participativo da Câmara de Viseu com um projeto para a criação na freguesia de um jardim de água. A Junta acrescenta também que está a instalar cinzeiros de rua nos cafés da localidade.
Para junho, está prevista uma ação de limpeza num terreno florestal da freguesia com vista a envolver a comunidade e promover o desenvolvimento sustentável. “Sentimos que evoluímos nos últimos dois anos. Temos conseguido uma consolidação enquanto comunidade”, diz Carlos Lima.
O presidente da Junta do Campo refere que a candidatura foi o culminar de “muitas horas de trabalho e dedicação”.
O Eco-Freguesias XXI é um projeto da Associação Bandeira Azul que começou em 2014 e que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.