No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A associação Amijóia – Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia vai criar uma base de dados dos produtores que fazem este fruto típico do concelho de Lamego.
A iniciativa vai avançar com o cancelamento da edição deste ano da Montra da Cereja da Penajóia, que não será novamente realizada em maio por causa da pandemia da Covid-19.
“Com o objetivo de mitigar os efeitos negativos da não-realização deste certame e ajudar os pequenos produtores a escoar o seu produto”, a Amijóia vai criar uma base de dados que congrega os contactos de quase 60 produtores.
“Quando solicitado, este ficheiro é disponibilizado a particulares e grossistas para procederem às respetivas encomendas ou pedidos. A juntar a isto, no início de maio será lançada, nas redes sociais, uma campanha de promoção da cereja da Penajóia e deste território”, explica a associação em comunicado.
A Montra da Cereja costumava reunir todos os anos em Lamego os produtores da cereja da Penajóia, “num evento que constitui um importante êxito comercial e um dos maiores cartazes turísticos desta cidade e da região do Douro”, recorda a Amijóia.
A época da colheita de cereja arranca nesta altura na região. Os produtores das zonas de Lamego e Resende já garantiram que haverá este ano um aumento da produção.