No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu está agora lotado com mais de 500 cães e gatos albergados, numa altura em que estamos a poucas semanas do Natal.
Nunca a instituição teve de tratar tantos animais como agora, diz a sua responsável. Tudo porque, considera, as pessoas estão a deixar cada vez mais os patudos à porta da instituição.
Uma situação que é lamentada pela diretora Ana Maria Vaz, que aponta para cada vez mais situações de abandono de animais nesta altura e fala mesmo em “vergonha”.
“As pessoas estão-se a descartar dos animais. Aparecem animais à porta constantemente e as pessoas estão constantemente a bombardear o Cantinho pedindo-nos para aceitarmos os cães. Não aceitamos, mas as pessoas vêm de carapuço enfiado com o carro posto lá em cima porque isto tem câmaras e deixam ficar aqui os cães”, afirma.
Segundo Ana Maria Vaz, o Cantinho acolhe agora à volta de 400 cães e 100 gatos. A diretora da instituição não atribui o aumento da lotação à pandemia da Covid-19. Antes pelo contrário, responsabiliza o que diz ser a “irracionalidade” das pessoas.
“As pessoas estão a tornar-se mais irracionais porque não conseguem ter o dia-a-dia que tinham antes e também porque a situação não permite e exige determinados cuidados. Não gostam, ficam revoltadas e viram-se contra os mais frágeis, que são as crianças e os animais que são uns coitadinhos porque têm uma meia-dúzia de pessoas a defendê-los”, lamenta.
Perante esta situação e em vésperas da quadra natalícia, a responsável pelo Cantinho dos Animais Abandonados apela para que não sejam adotados animais como presentes “porque não são objetos para se darem no Natal” e também ao bom senso das pessoas.
“Apelo nesta época natalícia, que deve ser de amor e partilha, que pensem e repensem na vida, no que fizeram e no que vão fazer e que mudem um pouco a maneira de ser porque antigamente não havia as diversões que passou a haver antes da Covid, sobrevivemos bem e vivíamos felizes”, acrescenta.
O Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu já atua há mais de 28 anos e tem a sede situada na freguesia de Rio de Loba.