No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O município de Mangualde vai comemorar os 49 anos do 25 de abril com várias atividades culturais que começam este sábado (dia 15) e que envolvem “uma exposição, uma tertúlia e um espetáculo poético-musical”, segundo a autarquia.
O programa começa com a abertura da exposição “O Golpe Militar de 25 de abril de 1974”, pelas 17h30 de sábado, na Biblioteca Municipal. A mostra da Associação 25 de Abril é composta por um conjunto de 12 telas, com imagens e textos que retratam a sequência dos principais momentos que levaram à queda do regime do Estado Novo e à proclamação do Movimento das Forças Armadas e da Junta de Libertação dos presos políticos. A exposição ficará patente na Biblioteca Municipal de Mangualde até 3 de maio e é de entrada livre.
Também no sábado, pelas 18h00, segue-se uma tertúlia sobre o 25 de abril, que contará com os capitães de abril Vasco Lourenço, Aprígio Ramalho e António Luís Ferreira Amaral, na Biblioteca Municipal.
Para celebrar o Dia da Liberdade, a Orquestra Mais Música irá protagonizar o “Concerto pela Liberdade”, pelas 16h00, no Largo Dr. Couto. Em caso de condições climatéricas desfavoráveis, o concerto será realizado no auditório da Biblioteca Municipal.
Por fim, a Biblioteca também vai receber no dia 28 o espetáculo poético-musical “Mulheres de Abril”, produzido pela Associação Trovas e Madrigais, pelas 21h30. A entrada é livre, mas com reserva de bilhetes obrigatória. A peça visa “enquadrar e dar relevo ao papel da mulher na luta pela liberdade”, refere a sinopse. Quem quiser assistir ao espetáculo pode reservar os bilhetes na Biblioteca Municipal ou na Papelaria Adrião, ou através do contacto telefónico 232 619 889.