Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
16 de maio de 2025. Esta pode vir a tornar-se data maior no Clube Desportivo de Tondela. A depender apenas do que fizer, o clube auriverde pode regressar à Primeira Liga, três épocas depois de ter deixado o escalão maior do futebol luso e dez anos depois de ter chegado pela primeira vez ao convívio com os maiores clubes portugueses.
A dois dias do jogo em Leiria, da 34ª e última jornada da Segunda Liga, o capitão do CD Tondela, Ricardo Alves, refere-se a este duelo como uma “final”. “Temos de olhar para este jogo como o último da época. É um jogo que temos de ganhar. Não olhamos ao somar mais três pontos, mas ao facto de ser uma final. Todos temos a noção disso e assumimos essa responsabilidade. Não há problema nenhum de assumir que vai ser um jogo difícil, que queremos muito ganhar e olharemos para este jogo como uma final”, refere Ricardo Alves, num vídeo publicado pela comunicação do clube tondelense.
Tondela chega a Leiria a depender do que fizer para poder atingir a Primeira Liga
O capitão do Tondela diz que da cidade beirã rumo a Leiria vai partir uma equipa com “muita ambição” e confiança, “com a consciência do que nos trouxe até aqui”. “A postura que tivemos ao longo do campeonato, foi com todo o mérito chegar à última jornada em primeiro lugar”, ressalva o atleta.
Ricardo Alves garante que no balneário do Tondela há a consciência de que do outro lado vai estar “uma equipa difícil, com bastante qualidade e que tem demonstrado isso ao longo do campeonato”. No entanto, o foco de capitão, restantes companheiros de equipa, treinador e toda a equipa técnica e staff está no que pode o Tondela fazer para não depender de ninguém.
E é nessa condição que antes do apito do árbitro o Tondela avança para este jogo. Os auriverdes só dependem do que fizerem para conseguirem o passaporte rumo à Primeira Liga. Ganhando em Leiria, tudo fica resolvido, mas até podem empatar – e até perder! – e garantirem, na mesma, o bilhete dourado da Primeira Liga.
Há algo que Ricardo Alves tem como certo: as bancadas do Estádio Magalhães Pessoa vão ter tons de amarelo e verde. “Sabemos que apoio vamos ter de certeza. Isso para nós não é uma surpresa. Ao longo da época sempre fomos acompanhados por muita gente e esperamos no final que seja um dia feliz para todos”, explica.
No fim, o capitão deixa um apelo final. “As pessoas que ainda não compraram bilhete que o façam, porque quantos mais, melhor e sentiremos essa força de fora, que será muito importante”, sustenta.
O Tondela joga em Leiria a partir das oito e meia da noite da próxima sexta-feira, 16 de maio. À mesma hora, o Alverca recebe o Portimonense e o Vizela joga na Madeira.