No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O município de Carregal do Sal aderiu ao projeto escolar “Heróis da Fruta”, dinamizado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).
A autarquia assinalou o Dia Mundial da Alimentação, ocorrido ontem (dia 16), com a assinatura de um protocolo de cooperação que vai permitir a implementação local da iniciativa destinada às turmas do primeiro ciclo a partir deste ano letivo.
Segundo a Câmara, o objetivo é “incentivar as crianças a ingerir diariamente fruta e legumes” nas quantidades aconselhadas pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de hortofrutícolas por dia.
Além do apoio logístico à participação das escolas do concelho, assegurado pela autarquia local, a app Heróis da Fruta também vai passar a estar disponível em Carregal do Sal.
O jogo, que já foi descarregado em 56 concelhos do país, quer convidar as famílias a saírem de casa e participarem numa “caça ao tesouro” para encontrar cartazes com baús interativos que serão afixados pelo concelho.
O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino, disse que “a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis é também uma preocupação do atual executivo” e que a assinatura do protocolo com a APCOI representa “mais um passo na estratégia de promoção de saúde do município”.
Já Mário Silva, presidente da APCOI, lembrou que o “Heróis da Fruta”, que previne a obesidade infantil e outras doenças crónicas, quer “chegar a todas as escolas do país até 2025”.