No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os concelhos de Carregal do Sal e Penalva do Castelo estão acima do limiar do número considerado razoável na taxa de incidência de casos de Covid-19.
De acordo com o balanço desta sexta-feira (9 de abril) da Direção-Geral da Saúde (DGS), Carregal do Sal está com uma taxa de incidência de 227 casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas. Já Penalva do Castelo regista uma taxa de 126 casos.
Carregal do Sal tem vindo a reportar sucessivos casos há vários dias. Já Penalva do Castelo comunicou esta semana 10 novos infetados da mesma família, depois de terem sido contagiados numa reunião familiar.
Cinfães, que estava antes entre os concelhos de maior incidência, tem agora uma taxa de 93 casos por 100 mil habitantes, um número menor face ao limiar de 120 casos. De resto, a região de Viseu está em boa parte abaixo do risco elevado.
Lamego teve 84 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, enquanto Resende teve 79.
Segue-se Santa Comba Dão (77), Penedono (39), Tondela (34), São João da Pesqueira (28), Vouzela (21), Oliveira de Frades (20), Sernancelhe (19), Sátão (17), Tabuaço (17), Armamar (17), Castro Daire (14), São Pedro do Sul (13), Tarouca (13), Mortágua (11), Moimenta da Beira (10), Viseu (10), Nelas (8) e Mangualde (5).
Vila Nova de Paiva tem, de acordo com a DGS, uma taxa nula de incidência.
Ao todo, Portugal tem agora 29 municípios acima do limiar de risco definido pelo Governo e pelas autoridades de saúde para a evolução da pandemia, mais três face aos dados divulgados no início desta semana.