Incêndio em Fornos de Algodres
helder amaral
Incêndio florestal em Oliveira do Hospital
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Covid-19 » Carregal do Sal e Resende continuam sem avançar no desconfinamento

Carregal do Sal e Resende continuam sem avançar no desconfinamento

pub
 Carregal do Sal e Resende continuam sem avançar no desconfinamento - Jornal do Centro
06.05.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Carregal do Sal e Resende continuam sem avançar no desconfinamento - Jornal do Centro
06.05.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Carregal do Sal e Resende continuam sem avançar no desconfinamento - Jornal do Centro

Os concelhos de Carregal do Sal e Resende continuam a não avançar no desconfinamento, ficando na segunda fase.

A decisão foi conhecida esta quinta-feira (6 de maio) pelo Governo. O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Em Carregal do Sal e Resende, mantêm-se as regras que entraram em vigor a 5 de abril, incluindo a abertura das lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua e das feiras e mercados não-alimentares, bem como as esplanadas com lotação máxima de quatro pessoas por mesa e a sua abertura até às 22h30 durante a semana e até às 13h00 aos fins de semana.

Apenas será permitida a prática de modalidades desportivas consideradas de baixo risco e da atividade física ao ar livre até quatro pessoas. Os ginásios continuam abertos sem aulas de grupo. Continuam a funcionar os equipamentos sociais na área da deficiência.

Além disso, Cinfães e Tabuaço, que antes estavam sob alerta, deixaram de o estar devido à melhoria da situação pandémica nestes dois concelhos.

Enquanto Lamego continua sob alerta, já Santa Comba Dão passou a estar incluído na lista.

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva referiu ainda que, nos últimos dois meses, os níveis de incidência de Covid-19 no país baixaram para quase metade e que, nesta quinta-feira, a taxa nacional ronda os 59 casos por 100 mil habitantes. “É um sinal de que a pandemia está controlada”, afirmou a ministra.

Em todo o país, há nove concelhos que saíram do alerta e seis a entrarem, “o que simboliza a situação de melhoria geral que temos no país”, sintetizou Mariana Vieira da Silva. Esta semana estão em situação de alerta 23 concelhos, 17 dos quais já estavam em alerta na semana passada.

Autarca de Carregal do Sal revoltado. Resende quer avançar na próxima semana

Em resposta ao anúncio do Governo, Rogério Abrantes, presidente da Câmara de Carregal do Sal, concelho que está preso no desconfinamento há cerca de um mês, não esconde a revolta. Ainda assim, o autarca diz que já esperava que o concelho se mantivesse limitado com as regras que estão em vigor.

“Isto tem de começar a ser visto de outra maneira. Nós estamos confinados por causa de um caso que está a mais. Isto tem de ser revisto, senão é melhor fechar o concelho de uma vez por todas e acabar com isto. Já não sei o que hei de fazer com os meus comerciantes e empresários e o que lhes dizer, porque isto não tem lógica”, lamenta.

Segundo Rogério Abrantes, Carregal do Sal tem 10 casos ativos de Covid-19 nesta altura. “É facto que, nos últimos 14 dias, tivemos 12 casos. Se tivéssemos 11, passávamos. Já não sei o que hei de dizer como presidente da Câmara. Tenho estado revoltado com isto tudo”, desabafa.

O autarca diz que já pediu ao Governo para mudar as regras, mas sem sucesso. “Já falei com o coordenador regional (de combate à Covid-19), João Paulo Rebelo, e com quem podia falar. Expôs as minhas ideias, mas ninguém me ouve. Dizem que a lei é assim, que se deve seguir os critérios que estão selados e que não há nada a fazer”, lamenta.

Já o presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, admite que já esperava que o concelho ficasse retido mais uma vez no desconfinamento tendo em conta os casos ativos. “Ainda são reflexos do que aconteceu na Páscoa, que correu mal, e das vagas que já lá vão”, diz.

O autarca acredita que Resende já deve avançar no desconfinamento na próxima semana. Garcez Trindade diz que o concelho tem vindo a melhorar nos últimos dias e recorda que Resende já teve 44 casos ativos. “Neste momento, temos 18 ativos”, revela.

“Estamos quase. Só que as contas para municípios que têm pouca gente são sempre mais complicadas e colocam-nos com um índice que nos põe na segunda fase do desconfinamento. Estou convencido de que, daqui a oito dias, já passarmos à terceira fase e que tudo irá voltar em boa forma. É preciso acelerar o processo de vacinação e pedir às pessoas para terem cuidado”, remata.

O Governo fará uma nova avaliação daqui a uma semana.

pub
 Carregal do Sal e Resende continuam sem avançar no desconfinamento - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Carregal do Sal e Resende continuam sem avançar no desconfinamento - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar