No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As cartoonistas Izabela Kowalska-Wieczorek da Polónia, Mahboube Pakdel do Irão e Mohammadhosein Akbari, também do Irão, foram as principais vencedoras da quarta edição do International School Cartoon Festival de Tondela, organizado pelo Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo.
O anúncio foi feito esta terça-feira (15 de junho) pela organização desta iniciativa, que vai apresentar os desenhos galardoados a 22 de junho.
Já na categoria de estudante, os premiados foram Didar Askin, Paylas Kiraz e Serkan Gudukoglu, todos da Turquia.
Na secção nacional, estão nomeados como finalistas seis alunos de todo o país: Esperança Pereira da Escola Secundária de Viriato, em Viseu, Laura Post, do Agrupamento de Escolas de Tábua, Raquel Silva do Colégio Atlântico no Seixal, Tiago Santos do Agrupamento de Escolas do Carregal do Sal, e Tomás Ventura e Mariana Vale, do Agrupamento de Escolas de Tondela. Os resultados finais serão anunciados também a 22 de junho.
Segundo a organização, foram recebidas cerca de 1.300 cartoons de autores originários de 39 países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, China, Cuba, Egito, Sérvia, India, Irão, Noruega, Peru, Rússia e Turquia. A temática da edição deste ano foi a violação dos direitos humanos.
Os trabalhos foram analisados por um júri composto pelos cartoonistas profissionais Biratan Porto, Fawzy Morsy, Omar Perez, António Santos e Ricardo Ferreira.
Os professores organizadores do concurso, Paula Aresta, Olga Matos e Ricardo Ferreira, lembram que o grande objetivo deste festival “é poder proporcionar a cada criança, esteja esta onde estiver, num país rico ou num país pobre, em paz ou em guerra, longe ou perto, a partir das circunstâncias em que se encontra, a possibilidade de mostrar o seu juízo crítico, alertando para as condições onde e como vive, divulgar a sua cultura, as suas tradições, o seu grito de alerta, ou simplesmente, ter a possibilidade de mostrar a sua arte”.
A próxima edição do concurso será subordinada ao tema do Direito à Educação. As inscrições devem ser feitas até 30 de novembro.