No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa comemorou recentemente os 30 anos de atividade na capital.
A comemoração foi assinalada com uma festa que contou com a presença de figuras como o presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida, e o vereador do Associativismo, Pedro Pontes, bem como o vereador da Cultura na autarquia de Lisboa, Diogo Moura, entre outras personalidades, e ainda associados da Casa e pessoas de Castro Daire.
A instituição refere, numa nota, que também recebeu ainda 30 mensagens de congratulação que foram partilhadas na sua página do Facebook por parte de outras personalidades, incluindo naturais de Castro Daire, desportistas, secretários de Estado e empresários.
A Casa de Castro Daire em Lisboa revela ainda que renovou as suas instalações “com a inauguração de mais uma sala, retratando atividades de lazer e trabalho das suas gentes”.
“Um trabalho de continuidade e enriquecimento da Casa, a qual conta também com uma biblioteca, com uma vasta coleção de escritores castrenses e outros, à espera de uma visita, comportando também um agradável espaço dedicado à infância”, acrescenta.
A associação faz ainda um balanço positivo da sua história “com grande respeito e gratidão, dando continuidade às conquistas obtidas e acrescentando-lhe valor” com iniciativas como o Rancho Folclórico, o Grupo de Concertinas, a Academia de Ensino de Concertinas e o Grupo de Desporto.
A Casa, que também tem organizado várias outras iniciativas como as Conversas Temáticas, as Jornadas Regionais e a Homenagem aos Idosos de Castro Daire, espera voltar “em breve” e organizar a iniciativa “Castro Daire Abraça Lisboa”.
“Esta associação pretende continuar a valorizar e divulgar as suas tradições, debater temas que sejam do interesse de todos e promover uma maior proximidade entre os castrenses”, conclui.