Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire e do Instituto Politécnico de Viseu estão a monitorizar a qualidade das águas do rio Paiva, que já foi considerado um dos cursos de água menos poluídos da Europa.
O projeto “Viver o Rio Paiva” leva duas vezes por ano os alunos a realizar colheitas no rio. As amostras são recolhidas em três pontos: à entrada de Castro Daire, próximo de Covelo de Paiva; na praia fluvial de Folgosa e à saída do concelho, na praia de Cabril.
O professor do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Vítor Coelho, diz que o principal objetivo da iniciativa é “promover o rio Paiva e preservar a água, a fauna e a flora”.
“Como nós não conseguíamos fazer a monitorização sozinhos, estabelecemos um protocolo com o IPV e fazemo-la duas vezes por ano. E são os alunos do IPV e do nosso agrupamento que vão fazer a recolha da água e analisam alguns parâmetros, enquanto os restantes são analisados num laboratório do IPV. No final, analisamos o resultado em março e maio e fazemos depois um colóquio onde os resultados são apresentados”, explica.
As amostras de água são analisadas pelo Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Segundo Vítor Coelho, as colheitas que já foram feitas não revelaram problemas nas águas do rio.
“Agora, vamos fazer uma nova recolha em maio para depois comparar e fazer ainda uma outra comparação com os dados dos anos anteriores que a Câmara Municipal”, conclui o docente.
Para o tratamento de resultados e avaliação da qualidade da água do rio Pavia, será utilizada uma metodologia inovadora desenvolvida por professores do curso de Engenharia do Ambiente da ESTGV. No final de maio, serão publicamente apresentados os resultados na Escola Secundária de Castro Daire.
O projeto promove ainda a sensibilização dos estudantes para a preservação do meio ambiente e da água e incentiva o seu espírito crítico e conhecimento científico.