No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A autarquia de Castro Daire tem um gabinete de apoio ao emigrante para apoiar os munícipes que estão a viver fora do país e que querem regressar ao concelho.
O serviço foi criado após a assinatura de um protocolo de colaboração assinado pela Câmara e pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, “reconhecendo a importância das comunidades castrenses dispersas pelo mundo, bem como os fortes elos de ligação que estas mantêm às suas origens”, explica o município.
Só este ano, acrescenta a autarquia, o gabinete teve “uma acentuada procura” com 85 novos processos abertos e com um “elevado grau de complexidade”. Os emigrantes pediram a ajuda do serviço nomeadamente nos pedidos de pensão de velhice, invalidez, legalização de veículos, estatuto de residente não habitual e programas de incentivo ao regresso.
O gabinete de apoio ao emigrante tem-se revelado de “extrema importância” para a população de Castro Daire que está emigrada e quer regressar a Portugal ou que quer sair do país, esclarecendo dúvidas relacionadas com os países de acolhimento ou com o regresso e reinserção em Portugal.
O atendimento deverá ser feito mediante marcação prévia, através do e-mail gabinete.emigrante@cm-castrodaire.pt, do número 232 382 214 ou por via presencial nos Paços do Concelho.