No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As Cavalhadas de Teivas vão estar de volta a Viseu, dois anos depois. O cortejo regressa a 19 de junho.
O anúncio foi feito ao Jornal do Centro pela organização. Sandra Santos, da Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas, garante que a população está “eufórica” com a retoma das Cavalhadas oriundas da freguesia de São João de Lourosa.
“Foram dois anos de paragem, mas que não foi total. Em 2020, não tivemos o cortejo na cidade, mas tivemos o vestido (o maior do mundo) que foi ao Guinness e esteve a representar as Cavalhadas e também houve um desfile da dança da Morgadinha na nossa povoação, cumprindo todas as normas de segurança. Em 2021, tivemos a exposição de um carro alegórico no Rossio e fizemos novamente o desfile da Morgadinha na aldeia”, lembra.
O cortejo acontecerá, como sempre, no domingo anterior ao dia de São João. Sandra Santos garante que o desfile de Teivas vai voltar a contar “com carros alegóricos e tradicionais e com a nossa dança da Morgadinha, que é o que nos representa”.
“Se calhar, será uma festa um pouco mais tímida, mas vamos com tudo naquilo no que podemos dar. Vamos manter mais ou menos o formato dos anos anteriores, antes da pandemia, mas vai ser uma surpresa”, diz confiante.
A organizadora garante também que “vai ser muito bom” o regresso das Cavalhadas à rua. “Acho que as pessoas estão a precisar realmente disto para sairmos desta fase menos boa e acho que vamos dar o nosso melhor. O povo, pelo menos, está empenhado em ir para a frente com estas Cavalhadas”, conclui.
A festividade remonta a 1643, segundo reza a tradição oral, e testemunha a alma de um povo trabalhador cuja libertação se traduzia nos cantares e nas danças.
Também as Cavalhadas de Vildemoinhos vão retomar o formato tradicional, a 24 de junho.