No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Tondela empatou esta tarde de domingo com o Santa Clara com um “bis” de Boselli. No Açores, a equipa beirã esteve a perder por duas bolas a zero até ao minuto 76, altura em que apareceu o primeiro golo.
Os golos foram apontados por Rui Costa (24 minutos) e Ricardinho (40), para o Santa Clara, e Boselli (76 e 88), naquele que foi o jogo de estreia de Mário Silva no comando técnico da formação açoriana.
Ao longo da primeira parte, a equipa insular esteve melhor no encontro, assumindo o controlo da posse de bola e aproveitando as fragilidades defensivas do Tondela.
A equipa beirã, apesar de ter presença no meio-campo, teve sempre dificuldades em criar oportunidades de golo e em contrariar o pragmatismo do Santa Clara.
Logo aos dois minutos, a equipa da casa esteve perto do golo, mas Cryzan, isolado, atirou para uma grande defesa de Pedro Trigueira.
Apesar de não conseguir imprimir grande intensidade ao jogo, o Santa Clara explorou a profundidade e conseguiu aproveitar o espaço nas ‘costas’ da defesa do Tondela.
Foi assim que os açorianos conseguiram chegar ao golo, aos 24 minutos: lance bem desenhado pelo ataque do Santa Clara, assistência de Cryzan e Rui Costa, no meio dos centrais, inaugurou o marcador.
Em vantagem, os açorianos ficaram ainda mais confortáveis no jogo. Aos 40 minutos, outra vez através da profundidade, Lincoln fez uma grande assistência para Ricardinho, que ampliou a vantagem do Santa Clara.
Com dificuldades em chegar com a bola controlada à baliza adversária, o Tondela, por intermédio de Ricardo Alves, aos 45 minutos, tentou a meia distância, mas valeu uma excelente defesa de Marco a manter a baliza açoriana inviolável.
Na segunda parte, aos 49, o Tondela esteve perto do golo através de uma fífia do guarda-redes Marco, que, depois de receber, deixou a bola correr até embater no poste. Dois minutos depois, o guardião açoriano mostrou-se mais atento, quando defendeu um excelente remate de Dadashov.
Após os ‘sustos’ no início do segundo tempo, o Santa Clara subiu no terreno, assegurou a posse de bola e voltou a ‘agarrar’ o jogo. Aos 53 minutos, Rui Costa rematou de fora da área para uma grande defesa de Trigueira.
Os açorianos carregaram e criaram várias oportunidades de golo, mas enfrentaram uma barreira chamada Pedro Trigueira, que, com várias grandes defesas, evitou o golo açoriano por diversas vezes.
Numa altura em que a equipa da casa estava melhor no jogo, o Tondela chegou ao golo, por intermédio de Boselli, aos 76 minutos. Um lance decidido pelo VAR, uma vez que no estádio ninguém se tinha apercebido que a bola tinha entrado totalmente na baliza de Marco.
O golo animou a reta final do encontro, levando o Tondela a balancear a equipa para a frente. Aos 88 minutos, Boselli, após um cruzamento, cabeceou para o golo, garantindo um empate para o Tondela, que tem sabor a derrota para o Santa Clara.
O Santa Clara, que tinha vencido os três últimos jogos em casa na I Liga (entre os quais o campeão Sporting), mantém-se em igualdade com o Tondela, ambos com 17 pontos, três acima da zona de despromoção direta ao segundo escalão.
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara – Tondela, 2-2.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Rui Costa, 24 minutos.
2-0, Ricardinho, 40.
2-1, Boselli, 76.
2-2, Boselli, 88.
Equipas:
– Santa Clara: Marco, Mansur, Villanueva, João Afonso, Sagna (Romão, 75), Anderson Carvalho, Morita, Ricardinho, Lincoln, Cryzan (Luiz Phellype, 75) e Rui Costa (Paulo Henrique, 85).
(Suplentes: Ricardo Fernandes, Boateng, Ruben Oliveira, Paulo Henrique, Tassano, Romão, Nené, Luiz Phellype e Mohebi).
Treinador: Mário Silva
– Tondela: Trigueira, Tiago Almeida (Boselli, 59), Manu Hernando, Sagnan (Arcanjo, 59), Neto Borges, Pedro Augusto, Ricardo Alves (Daniel dos Anjos, 73), Salvador (Eduardo Quaresma, 73), Dantas, Bebeto e Dadashov.
(Suplentes: Niasse, Boselli, Daniel dos Anjos, Eduardo Quaresma, Martim, Arcanjo e Alcobia).
Treinador: Paco Ayestaran
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Morita (09), Salvador Agra (45).
Assistência: 263 espetadores.