No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Tondela foi este domingo goleado pelo FC Porto por 4-0, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. O nortenhos aumentaram provisoriamente a vantagem sobre o Sporting para nove pontos.
No Estádio do Dragão, o FC Porto adiantou-se no marcador aos 45 minutos, com um golo de grande penalidade do iraniano Mehdi Taremi, e ampliou a vantagem pelo brasileiro Galeno (73), Fábio Vieira (76) e Francisco Conceição (79), num jogo em que o Tondela terminou com 10, devido a expulsão do espanhol Manu Hernando, aos 66.
Com este triunfo, o líder FC Porto tem agora nove pontos de vantagem sobre o Sporting, que apenas joga segunda-feira frente ao Moreirense, e 12 em relação ao Benfica, que empatou (1-1) com o Vizela, enquanto o Tondela não vence há seis jogos no campeonato e é 16.º, com 21.
“Num cenário como o Dragão, contra uma equipa como o FC Porto, as circunstâncias não jogaram a nosso favor. Estivemos bem durante o primeiro tempo, fechámos as possibilidades de o adversário chegar à nossa baliza, defendemos bem e fizemos várias transições com os dois avançados, mas não tivemos clarividência para provocar maiores danos”, disse, no final do jogo, o treinador do Tondela Pako Ayesterán.
Na sua opinião, foi a partir do penálti e da expulsão que mudou tudo.
“Apesar da derrota, vi muitos aspetos positivos. Para termos opções, temos de ser competitivos e a equipa mostrou isso até ao momento em que as circunstâncias ficaram contra nós. Essas possibilidades dependem de nós. Pode ser difícil, mas depende do que fizermos. Controlámos bem o poder ofensivo do FC Porto, tentando aproveitar os espaços e chegar com perigo ao ataque, mas depois da expulsão tornou-se mais difícil levar a cabo o nosso plano. Não é fácil jogar com um a menos, ainda por cima com uma equipa como o FC Porto. Nesses momentos não tivemos capacidade”, acrescentou.
Jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.
FC Porto – Tondela,4-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Taremi, 45 minutos (grande penalidade).
2-0, Galeno, 73.
3-0, Fábio Vieira, 76.
4-0, Francisco Conceição, 79.
Equipas:
FC Porto: Diogo Costa, João Mário (Francisco Conceição, 61), Mbemba, Fábio Cardoso, Wendell (Zaidu, 70), Pepê, Uribe, Vítor Ferreira (Galeno, 70), Otávio, Evanilson (Fábio Vieira, 61) e Taremi (Toni Martínez, 77).
(Suplentes: Marchesín, Zaidu, Rúben Semedo, Grujic, Eustáquio, Fábio Vieira, Francisco Conceição, Galeno e Toni Martínez).
Treinador: Sérgio Conceição.
Tondela: Trigueira, Tiago Almeida, Manu Hernando, Sagnan, Marcelo Alves (Eduardo Quaresma, 84), Neto Borges, Pedro Augusto (Boseli, 77), D’Almeida, Undabarrena (Tiago Dantas, 74), Dadashov (Rafael Barbosa, 74) e Daniel dos Anjos.
(Suplentes: Niasse, Javier Avilés, Boseli, Bebeto, Tiago Dantas, Rafael Barbosa, Eduardo Quaresma e Telmo Arcanjo).
Treinador: Pako Ayestarán.
Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Neto Borges (03), Manu Hernando (33 e 66), Wendell (36). Cartão vermelho por acumulação de amarelo para Manu Hernando (66).
Assistência: 32.609 espetadores.