Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Jornal do Centro » CDU lança programa eleitoral em Lamego

CDU lança programa eleitoral em Lamego

 CDU lança programa eleitoral em Lamego - Jornal do Centro
16.09.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 CDU lança programa eleitoral em Lamego - Jornal do Centro
16.09.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 CDU lança programa eleitoral em Lamego - Jornal do Centro

A CDU apresentou o seu programa eleitoral para as autárquicas em Lamego, onde Autárquicas: CDU repete candidatos em Lamego. Alexandre Hoffmann será o cabeça de lista para a Assembleia Municipal.

A coligação do PCP e dos Verdes assume como eixos de intervenção as áreas de saúde, educação, património histórico e cultural, cultura, turismo, desenvolvimento, coesão territorial, emprego, ambiente, proteção civil, associativismo, área social e habitação.

Entre as propostas da CDU para a saúde em Lamego, incluem-se a criação de uma rede concelhia de extensões de saúde e de um plano estratégico local para a saúde mental, além de um gabinete municipal de psicologia e da aquisição de viaturas para aproximar os serviços de saúde primários das populações mais afastadas do centro da cidade.

Para o património, a CDU propõe a inscrição do Entrudo e Máscara de Lazarim como património municipal, a classificação de todo o património regional e a criação de museus municipais dedicados aos hospitais e aos bombeiros.

Na cultura, os comunistas propõem a criação de uma escola de canto, tradição e dança cigana, além da aposta na formação cultural e da canalização de verbas para a criação de escolas de dança, teatro e cinema.

Quanto ao turismo, a CDU propõe recuperar o projeto do parque de campismo municupal e lançar roteiros intermunicipais em parceria com as autarquias de Tarouca e Armamar, além da aplicação de verbas para a recuperação da margem do rio Douro.

A CDU também propõe a criação de uma nova política de soberania alimentar local, apoiando a agricultura da região de Lamego. Os comunistas também querem apoiar os produtores vitivinícolas e agrícolas, aumentar os incentivos às pequenas e médias empresas e detetar situações de uso e abuso de contratos precários. Defendem ainda a chegada do comboio a Lamego e a sua ligação à Linha do Douro.

A CDU também quer criar o Conselho Municipal do Ambiente e acabar com o uso de herbicidas e outros químicos, além de uma nova ecovia e da atribuição de um cheque-vale para as famílias carenciadas pelo acompanhamento veterinário dos animais de companhia.

A coligação também sugere a criação de um grupo municipal de manutenção e vigia florestal, o reforço do orçamento municipal destinado à Proteção Civil e aos Bombeiros e a comparticipação da compra de geradores “que assegurem a independência energética e capacidade de resposta” das autoridades em caso de catástrofe natural e também de fardas e outros materiais.

Para as associações, a CDU promete a criação de um fundo para o associativismo e de um regulamento municipal de apoio às associações. Na área social, propõe novos provedores para os cidadãos seniores e para as pessoas com deficiência, melhores condições de acessibilidade e a criação de um plano estratégico para o envelhecimento ativo.

Para a habitação, o programa eleitoral prevê a criação de uma renda solidária para famílias carenciadas e uma rede de habitação pública e também a contenção no licenciamento de novas construções habitacionais “mesmo que atraente na perspetiva de nova receita para o IMI”.

Por fim, na educação, a CDU quer reabrir os jardins de infância encerrados nas zonas rurais do concelho e criar uma bolsa docente para apoiar professores que vivam em Lamego e estejam colocados num raio de mais de 50 quilómetros.

Nas últimas autárquicas em 2017, a CDU teve 2,72 por cento dos votos em Lamego.

pub
 CDU lança programa eleitoral em Lamego - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 CDU lança programa eleitoral em Lamego - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar