Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Cultura » “Cena1/25” celebra a cultura em Nelas com livros, dança, teatro e descoberta de árvores seculares

“Cena1/25” celebra a cultura em Nelas com livros, dança, teatro e descoberta de árvores seculares

Programação Cultural em Nelas de 21 a 30 de março inclui concerto pela Banda Filarmónica de Santar

 “Cena1/25” celebra a cultura em Nelas com livros, dança, teatro e descoberta de árvores seculares - Jornal do Centro
18.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Cena1/25” celebra a cultura em Nelas com livros, dança, teatro e descoberta de árvores seculares - Jornal do Centro
18.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 “Cena1/25” celebra a cultura em Nelas com livros, dança, teatro e descoberta de árvores seculares - Jornal do Centro

Um roteiro para conhecer as árvores seculares e um concerto de “Bandas Sonoras” pela Sociedade Filarmónica 2 de Fevereiro de Santar são algumas das iniciativas que integram o “Cena 1/25 – Cultura, Espetáculo, Narrativa e Arte” que decorre em Nelas entre os dias 21 e 30 deste mês, anunciou a autarquia. Trata-se de um programa cultural que “promete dinamizar a comunidade com uma programação diversa e inclusiva”. 

O evento abrange diferentes expressões artísticas e culturais, incluindo música, dança, poesia, literatura, cinema, teatro, exposições e atividades ambientais.

Para o primeiro dia, 21 de março, está previsto um roteiro pelas árvores seculares do concelho, organizado pelo Projeto Eco Escolas. A ação inclui a plantação de árvores na Quinta da Cerca e uma sessão de leitura de poemas sobre a natureza. Durante a tarde, a Biblioteca Municipal António Lobo Antunes inaugura a exposição “O Principezinho” e recebe uma sessão de declamação de poesia com o Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas de Nelas. À noite, o Cineteatro Municipal acolhe a peça “Jackpot”, com Rita Ribeiro, João Ascenso e Sandra José, prometendo uma sessão de humor e celebração dos 50 anos de carreira da atriz.

Nos dias 22 e 23 de março, as crianças do 1.º ciclo terão a oportunidade de assistir ao filme infantil “Uma Família Assustadora”. No dia 22, a Casa dos Viscondes, em Canas de Senhorim, recebe um encontro promovido pelo coletivo Amarelo Silvestre, reunindo artistas, escritores, jornalistas e agentes culturais para debater o futuro da cultura em Portugal. Na ocasião, será lançado o livro “A árvore não cai – Pelo menos hoje, amanhã logo se vê”, que documenta os 15 anos de percurso da associação.

A iniciativa “Casinhas de Leitura!”, nos dias 24 e 25 de março, leva microbibliotecas comunitárias a várias freguesias, promovendo a troca e circulação de livros entre os leitores. Simultaneamente, professores da Academia Municipal de Artes de Nelas oferecem apresentações musicais. Já para os alunos dos jardins de infância, a Biblioteca Municipal recebe a oficina de contos “Dá-lhe gás na Casa do Gaspar”, que combina histórias, marionetas e formas animadas. A cultura também chega às aldeias através do espetáculo itinerante “Biblioteca sobre rodas, à Boleia das Histórias!”, que passará por Carvalhal Redondo, Urgeiriça e Santar nos dias 25, 26 e 28 de março.

Dança, homenagens e performances culturais

No dia 27 de março, o Cineteatro Municipal acolhe um espetáculo de dança criativa protagonizado por crianças e jovens da Associação Ganso Manso. À tarde, a Biblioteca Municipal recebe a peça de marionetas “A Árvore Generosa”, dirigida a utentes de IPSS e lares do concelho.

Destaque ainda para a homenagem à escritora Maria Natália Miranda, no Mercado de Canas de Senhorim, no dia 28 de março. O evento celebra o centenário da autora com leituras de poemas, testemunhos e música, relembrando sua contribuição literária e o legado de cerca de 400 prémios recebidos ao longo da carreira.

No dia 29 de março, a Biblioteca José Adelino recebe a tertúlia “Pitum: 90 anos e muitas mais histórias!”, organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Canas de Senhorim. Durante a noite, a Biblioteca Municipal será palco de um serão cultural com apresentações musicais de professores da Academia de Artes de Nelas, da Escola de Jazz de Coimbra e da performance “Renascer das Cinzas”, do Teatro Hábitos.

O evento termina no dia 30 de março com o espetáculo “Bandas Sonoras”, apresentado pela Sociedade Filarmónica 2 de Fevereiro de Santar, no Cineteatro Municipal. A performance combina música e projeções visuais, prometendo uma tarde emocionante e acessível a toda a comunidade.

pub
 “Cena1/25” celebra a cultura em Nelas com livros, dança, teatro e descoberta de árvores seculares - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 “Cena1/25” celebra a cultura em Nelas com livros, dança, teatro e descoberta de árvores seculares - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar