No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Centro de Animação Local (CAL) de Mosteiro de Fráguas comemorou esta segunda-feira (16 de outubro) 10 anos de atividade. O projeto foi o primeiro a abrir portas no concelho de Tondela.
Para assinalar a data, o CAL organizou uma festa que juntou 75 idosos, entre utentes do projeto e de outros centros do concelho. Houve música, dança, quadras e um lanche que terminou com o soprar das velas do bolo de aniversário.
Na iniciativa estive a vereadora da Ação Social do município de Tondela, Vera Machado, que deixou a certeza de que a autarquia vai continuar a apoiar as atividades dos centros de animação local existentes no território.
“A Câmara Municipal tem um enorme orgulho em vocês e tenciona continuar a ajudar estes projetos. São projetos importantes, que combatem a solidão, que combatem muitas vezes o isolamento e daí a importância que a Câmara atribuiu aos centros de animação local. Espero que estejam felizes, que se divirtam e que contem connosco para apoiar tanto financeiramente como do ponto de vista logístico estes projetos e outros que venham a aparecer”, disse.
Já o presidente da União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, Paulo Roberto, destacou a importância dos centros de animação local, projetos que são “muito úteis” para “o bem-estar, saúde física e mental” dos idosos.
Paulo Roberto recordou que foi com ele, na qualidade de presidente de Junta de Mosteiro de Fráguas, que este CAL nasceu, tendo sido o primeiro a entrar em funcionamento no concelho, sendo, por essa razão, “uma referência”.
“O que importa é estarmos aqui passados dez anos a festejar. Este é um sinal que estamos vivos e cá para ajudar uma faixa etária que tanto fez pelo nosso país, pela nossa terra e pelas nossas famílias”, concluiu.
Além de Mosteiro de Fráguas, existem em Tondela outros cinco centros em Lobão da Beira e nas Uniões de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, Tondela e Nandufe, Caparrosa e Silvares e em Mouraz e Vila Nova da Rainha.