No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Centro Social e Cultural de Orgens, em Viseu, inaugurou no passado sábado (1 de junho) a nova estrutura residencial para seniores com capacidade para receber 60 utentes. A valência conta com 34 quartos e a inauguração mereceu a presença do secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino.
A obra mereceu um investimento de 3,25 milhões de euros, a maioria através de financiamento bancário, e fez parte da terceira fase da construção do edifício que acolhe todas as valências do Centro Social. A estrutura residencial completa as respostas do centro de dia e do apoio domiciliário da instituição.
Além dos quartos, a ERPI também conta com ginástica geriátrica, sala de estimulação motora, fisioterapia, terapia da fala, cabeleireiro, hidroterapia e hidroginástica. A residência mereceu ainda um apoio financeiro da Câmara de Viseu no valor de 140 mil euros (40 mil euros para a aquisição do terreno e 100 mil para a construção).
Além do apoio social, o Centro Social de Orgens também se dedica à cultura (com destaque para o Rancho Folclórico, a Tuna Regional e a Escola de Música) e ao desporto (ténis de mesa, andebol e futebol de sete, ginástica, natação e xadrez).
Entre os projetos que a instituição tem em mãos, está por exemplo a criação de uma quinta pedagógica e sensorial para crianças e idoso e de um museu de artes e ofícios na adega de Orgens.