No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os centros comerciais de Viseu esperam uma grande afluência a partir da próxima segunda-feira (19 de abril), dia em que entra em vigor a terceira fase do plano de desconfinamento estipulado pelo Governo.
Os shoppings estiveram três meses a funcionar em serviços mínimos, abrindo apenas com as lojas essenciais, como os casos dos supermercados e das lojas de eletrónica.
O confinamento decretado em janeiro trouxe uma nova paragem à atividade de grande parte das lojas, que vão agora poder reabrir também a partir de segunda-feira, mas que já estiveram condicionadas no ano passado após o surgimento da pandemia.
Por isso, as diretoras dos dois principais centros comerciais da cidade de Viseu, o Palácio do Gelo e o Forum Viseu, esperam uma corrida de clientes nos primeiros dias, mas também garantem o cumprimento das normas de segurança decretadas por causa da Covid-19.
Em declarações ao Jornal do Centro, a diretora do Palácio do Gelo, Cristina Lopes, garante que o centro comercial do Grupo Visabeira está pronto para avançar com mais esta retoma.
“Já estávamos à espera deste momento há algum tempo e estamos muito felizes por podermos voltar a abrir. As lojas precisavam desta reabertura porque os clientes também estavam à espera delas. Gostaríamos de poder ter aberto mais cedo, mas o Governo tem o poder de decidir porque tem mais informação do que nós temos”, afirma.
Cristina Lopes refere ainda que o Palácio do Gelo irá voltar a assegurar todas as regras de prevenção ditadas pela Direção-Geral da Saúde. “À partida, não haverá alteração. Pedimos às pessoas que cumprem com as regras estabelecidas de lotação e circulação para que possamos garantir as normas de segurança”, acrescenta.
A diretora do Palácio do Gelo espera também uma maior afluência às lojas no início da próxima semana e garante que está tudo preparado para esse cenário.
“Também estamos aqui para cumprir as regras e, se houver uma afluência demasiado grande que possa fazer com que os limites de lotação estejam em causa, teremos de cumpri-las. Não estamos a contar que isso aconteça e esperamos uma afluência maior, mas cumprindo com as normas”, remata.
Também o Fórum Viseu está pronto para voltar a receber os clientes. A diretora deste centro comercial, Catarina Mané, também apela à população para ser contida nesta retoma, mas também não escondeu o desejo de “ver o nosso centro comercial cheio de gente”.
“Apelamos também que as pessoas tenham alguma contenção ao fazerem as compras, garantindo a segurança de todos, e tenham em consideração o horário de maneira a que possamos fazer as compras necessárias. Queremos que tudo corra dentro do normal e mantenhamos abertos”, assegura.
O Forum Viseu também vai manter as regras de segurança já impostas por causa da Covid. Catarina Mané promete aos clientes uma “surpresa” na reabertura do espaço.
“Não podemos revelar qual é, mas tem a ver com o bem-estar e a positividade, porque achamos que, neste tempo em que estivemos confinados, fomos impedidos de ter uma vida normal nas compras e no convívio social e fazer coisas importantes no dia-a-dia. Queremos acima de tudo garantir a normalidade possível para os nossos clientes”, remata.
Além dos centros comerciais, a terceira fase do desconfinamento também vai trazer a reabertura dos restaurantes, pastelarias e cafés com um máximo de quatro pessoas no interior e até seis em esplanada. Estes espaços podem funcionar até às 22h00 nos dias úteis e até às 13h00 aos fins de semana e feriados.
Também serão reabertos os cinemas, auditórios e teatros e as lojas de cidadão, desde que com atendimento presencial mediante marcação.
Além disso, também vão retomar as modalidades desportivas de médio risco, a atividade física ao ar livre desde que seja praticada por um máximo de seis pessoas, eventos com uma diminuição de lotação, e ainda os casamentos e batizados com 25 por cento de lotação.
AHRESP apela a pedagogia nos restaurantes
Entretanto, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) mostra-se confiante com o retomar dos espaços de restauração a partir da próxima segunda-feira.
Mesmo assim, o representante da associação em Viseu, Jorge Loureiro, também se mostra cauteloso com a reabertura devido às limitações ainda impostas e deixa ainda recomendações e conselhos aos empresários do setor.
“Peço a eles para que façam pedagogia junto dos clientes para que utilizem os espaços interiores e as esplanadas cumprindo as regras básicas do distanciamento, do uso da máscara e da lavagem das mãos que todos temos conhecimento, mas que nunca é por demais relembrar porque é absolutamente decisivo para a continuação do desconfinamento”, afirma.
A partir de 3 de maio, os restaurantes, cafés e pastelarias já podem funcionar sem limite de horários, mas ainda com uma capacidade máxima de seis pessoas no interior ou até 10 nas esplanadas.