No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde (COAPE) abriu as inscrições para a edição deste ano da Bolsa de Terras, que visa atribuir terrenos a agricultores e empreendedores que queiram arrancar com novos projetos agropecuários no concelho.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal. Em comunicado, a COAPE refere que a Bolsa de Terras vai disponibilizar cerca de 14 hectares de terrenos com “rendas simbólicas” e um período de carência que pode chegar aos cinco anos.
“Com esta iniciativa pretende-se dar nova vida aos terrenos e fazer despertar novos projetos no mundo rural”, justifica a cooperativa. Nesta bolsa, vão estar disponíveis terrenos situados em Santiago de Cassurrães, Cunha Baixa e Espinho, no concelho de Mangualde, e também em Senhorim, no concelho de Nelas e Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia.
Os interessados têm até ao dia 16 de abril para formalizar a intenção em concorrer ao processo. Depois, terão a oportunidade de agendar uma visita aos terrenos. Entre 20 e 27 de abril, deve ser submetida a inscrição final, para efeitos de atribuição de terrenos.
Segundo a COAPE, nesta primeira fase, as inscrições deverão ser formalizadas via e-mail para o endereço cideca@coape.pt. Os interessados devem remeter o nome completo, o contacto telefónico, o número de contribuinte, a data de nascimento, a morada e a naturalidade.
Depois da visita, a inscrição final deve ser enviada através do mesmo endereço. Aí os interessados devem preencher a ficha de inscrição e indicar por ordem de preferência os terrenos que pretendem arrendar.