No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O processo de certificação do heliporto do Hospital de Lamego ainda não avançou. A administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse que o processo ainda segue “os trâmites legais” de forma a alcançar a autorização de funcionamento por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A afirmação foi dita numa reunião que juntou também os deputados do PS eleitos por Viseu, Lúcia Silva, João Paulo Rebelo e José Rui Cruz e o presidente da concelhia socialista de Lamego, Romeu Sequeira.
O Hospital de Lamego continua a ser um dos poucos hospitais do país com o heliporto encerrado, sendo que o dossiê da certificação já se arrasta há algum tempo. Em fevereiro do ano passado, o CHTMAD submeteu o projeto ao crivo da ANAC. A certificação é importante para que o Hospital de Lamego receba voos de emergência médica.
Este mês, no Parlamento e em resposta a uma pergunta do deputado social-democrata Hugo Maravilha, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu que “vai ser um governo do PS que vai inaugurar o heliporto que o governo do PSD não tratou”.
Hemodiálise também esteve em discussão
Outro dos assuntos discutidos na reunião do PS com a administração do CHTMAD foi o novo serviço de hemodiálise do Hospital Lamego que, segundo os socialistas, vai abrir brevemente.
O PS lembra que o serviço “é uma reivindicação há muito aguardada em Lamego e na região do Douro Sul no âmbito da área da saúde pública que irá promover a qualidade de vida dos doentes que sofrem de doenças renais crónicas”.