No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As chuvas de Natal ajudaram algumas barragens do distrito de Viseu a terem ainda mais água. Depois de ter atingido mais de metade de água armazenada, a Barragem de Vilar volta a surpreender com uma subida de 17% na capacidade em comparação com a semana passada.
De acordo com o último boletim semanal do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), a albufeira que serve os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço está agora a 78% de capacidade.
Recorde-se que esta barragem do norte do distrito chegou a ter durante vários meses uma cota de 13%, uma das mais baixas do país.
Segundo o SNIRH, ligado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a barragem com a cota mais elevada da região à data do dia de ontem (26 de dezembro) é Ribeiradio, em Oliveira de Frades. Esta albufeira subiu 2% e tem agora 89% de água.
Já a Barragem de Varosa, no concelho de Lamego, baixou outros 2% e contabiliza agora 88% de capacidade. Mais a sul do distrito, a Barragem da Aguieira está a 74%, tendo subido mais 4%.
Por outro lado, Fagilde baixou 10%, estando com 27% de água, números justificados pelo facto de as comportas terem sido abertas devido ao elevado caudal do rio Dão e ao risco de danos na infraestrutura. A Barragem de Fagilde serve os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.
Albufeiras a 81% da capacidade, mas duas ainda a menos de 20%
As albufeiras portuguesas estavam na segunda-feira a 81% da capacidade, um volume global que aumentou desde a semana passada, mas ainda há duas barragens a menos de 20%, indica a Agência Portuguesa do Ambiente.
Das 70 albufeiras monitorizadas (de um total de 80) no continente, 38 estão com um volume de armazenamento entre 81 e 100%.
Entre 61 e 80% da capacidade estão 13 albufeiras, cinco estão a meio da capacidade (51 a 60%), outras cinco num valor entre 41 e 50%, sete a menos de 40% (entre 21 e 40%) e duas a menos de 20% da capacidade.
Em situação crítica estão as barragens de Campilhas e Monte da Rocha, ambas na bacia hidrográfica do Sado. Bravura, no Barlavento Algarvio, estava também a menos de 20% da capacidade há uma semana, mas o boletim da APA não tem agora dados sobre essa albufeira.
Das 14 bacias hidrográficas monitorizadas, oito estavam com um armazenamento de água acima da média e seis abaixo.
Comparando com os dados de dia 19, a 26 de dezembro havia um aumento de volume em 13 bacias hidrográficas e a diminuição numa, na bacia do Sado. O volume total armazenado aumentou 0,62% desde a semana passada.
De acordo com os dados da APA, a bacia do Ave era a que registava na segunda-feira maior armazenamento (96%), seguida das bacias do Douro e Tejo, ambas a 91,9%. As bacias do Mira, Alentejo, Sado e Arade eram na segunda-feira as que tinham menos água.