No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou o reforço do serviço de transporte a pedido “Ir e Vir”, que passa agora a incluir ligação à Linha da Beira Alta, facilitando o acesso às estações ferroviárias da região.
Este serviço flexível de transporte público, que funciona por reserva prévia e tem o mesmo custo de um bilhete de autocarro, permite aos utilizadores deslocarem-se de táxi até à estação de comboios e regressarem de forma cómoda, económica e sustentável, assinala a CIM.
Criado em 2021, o “Ir e Vir” já foi utilizado por mais de 35 mil passageiros, sendo apontado pela CIM como um exemplo de boas práticas de mobilidade regional. Atualmente, o serviço envolve quase uma centena de táxis, abrangendo vários concelhos de Viseu Dão Lafões.
O modelo de transporte a pedido vai também ser implementado em sete países da União Europeia, foi recentemente anunciado. O projeto ai ser adaptado a outras regiões europeias com características semelhantes, no âmbito do programa europeu URBACT IV.
A candidatura apresentada pela CIM foi uma das 25 selecionadas pelo Comité de Monitorização do URBACT e o projeto arranca já em dezembro. A iniciativa será coordenada a partir da região de Viseu Dão Lafões e envolve parceiros de sete países europeus.
“Viagem a viagem, este serviço está a aproximar as pessoas de Viseu Dão Lafões. Quem não dispõe de transporte próprio, quem vive em zonas mais afastadas, pode agora deslocar-se de uma forma fácil e confortável. A grande adesão que o serviço tem registado é a evidência de que é uma solução prática e inclusiva, a um preço justo, para a nossa população. Sendo mais do que um projeto de mobilidade, é um projeto de coesão social e territorial”, tem referido, sobre este projeto, Nuno Martinho, secretário executivo da CIM que foi recentemente reconduzido no cargo.