No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Arranca esta quinta-feira (30 de março), o 3.º Seminário Internacional | LIFE Landscape Fire. O evento, que termina apenas na sexta-feira, reúne na cidade de Viseu diversos especialistas internacionais, com objetivo de promover o debate e a partilha de experiências sobre temas como a prevenção de incêndios florestais, a conservação da biodiversidade e o aumento da resiliência florestal.
Ainda sobre esta temática, vários participantes integraram recentemente uma ação formativa, que visou o intercâmbio na divulgação e experimentação de conhecimentos e práticas de uso do fogo controlado e impacto dos incêndios.
Na ação, que decorreu nos últimos três dias, participaram técnicos e profissionais do setor, nomeadamente Técnicos de Fogo Controlado e Operacionais de Queima provenientes dos municípios da região, assim como elementos das Unidades de Emergência da Proteção Civil da GNR, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e corporações de bombeiros. A coordenação da ação esteve a cargo de técnicos da Flanconorte.
Durante a iniciativa, os participantes, em regime de internato, tiveram a oportunidade de realizar ações práticas de fogo controlado e de analisar os seus métodos e resultados. As ações práticas decorreram nos concelhos de Castro Daire e Vouzela, enquanto a parte teórica teve lugar em Mangualde, na Base de Apoio Logístico dos Bombeiros Voluntários.
A iniciativa aconteceu ao abrigo do projeto LIFE Landscape Fire, que visa promover medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural, a fim de proteger a biodiversidade e os ecossistemas. Além de formação teórica, o programa prevê simulações práticas de combate a incêndios no terreno. Foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu LIFE, em Bruxelas, e é liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início.
Segundo o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “paulatinamente, a CIM tem dado um contributo, cada vez maior, para o reforço da capacidade do nosso território em prevenir e combater incêndios rurais”.
“Com esta iniciativa, estamos a cimentar o conhecimento e o know-how relativo ao uso de fogo controlado, que temos vindo a promover junto de agentes de proteção civil do nosso território, numa área que consideramos estratégica para a defesa das florestas e das populações de Viseu Dão Lafões”, reforçou.
Já o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, sublinhou que “neste domínio, todo o trabalho que temos promovido, numa escala intermunicipal, tem sido possível por via de uma estreita colaboração entre a CIM e diversas entidades, nomeadamente, com os catorze municípios associados, com o Comando Territorial de Viseu da GNR, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do comando sub-regional de Viseu Dão Lafões e, ainda, com as corporações de bombeiros do nosso território”.
“Recordo, desde logo, o sistema de videovigilância de fogos rurais, o investimento que fizemos no Gabinete Técnico Florestal e Intermunicipal e o trabalho realizado, ao longo de todo o ano, pelas Brigadas de Sapadores Florestais. Sem esquecer, a montante, a proteção do meio ambiente, com projetos de cariz internacional como o LIFE Landscape Fire e o LIFE Nieblas”, finalizou Nuno Martinho.