No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Já foi conhecida a sorte dos clubes da região nas Taças de Portugal de futsal masculino e feminino. Nos masculinos, entram em campo três equipas: duas delas jogam fora. São os casos do ABC de Nelas, que defronta o Nogueiró e Tenões e do São Martinho de Mouros, que joga frente ao MTBA (Grupo União Recreativo Desportivo de Magoito). Por outro lado, os Gigantes de Mangualde têm o fator casa a favor: recebem o Famalicão.
Numa análise teórica, nesta eliminatória o ABC de Nelas (2ª divisão) joga fora, é certo, mas defronta um clube de um escalão abaixo (3ª divisão). O São Martinho de Mouros joga frente a um clube do mesmo nível competitivo (3ª divisão). Os Gigantes de Mangualde encontram um clube que joga o mesmo escalão (3ª divisão) e, a jogar em casa, pode ter alguma vantagem.
Foram 72 clubes a sorteio sem qualquer restrição geográfica. Os jogos desta segunda eliminatória estão agendados para o dia 4 de dezembro.
Viseu 2001 isento
No sorteio da Taça de futsal feminina houve três clubes da região que estiveram “em jogo”. O Viseu 2001 acabou por ficar incluído nas equipas isentas e, por isso, segue desde já para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Já o Viseu e Benfica e a Casa do Benfica de Mortágua vão ter de lutar para lá chegar.
O Viseu e Benfica terá, em teoria, mais dificuldades para ter sucesso nesta ronda. As atletas defrontam o Maia Futsal, um clube de dois escalões acima. Recorde-se que o futsal feminino do Viseu e Benfica joga as distritais da Associação de Futebol de Viseu. Por outro lado, o Maia joga a Segunda Divisão.
Por outro lado, a Casa do Benfica de Mortágua encontra o Vilaça, uma equipa de um escalão semelhante: campeonato interdistrital de Braga. Tal como os jogos da Taça masculina, também estes vão acontecer no dia 4 de dezembro.