inauguração lar
INCENDIOS CASTRO DAIRE E SÃO PEDRO DO SUL 6
câmara de viseu apoios casas
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…

13.12.24

A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…

13.12.24

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 As águas e o almirante

por
Jorge Marques

 Entre o Sistema e a Liderança
Home » Notícias » Diário » Cinco mil alunos de Viseu Dão Lafões participam em projeto de nutrição e saúde oral

Cinco mil alunos de Viseu Dão Lafões participam em projeto de nutrição e saúde oral

 Cinco mil alunos de Viseu Dão Lafões participam em projeto de nutrição e saúde oral
21.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Cinco mil alunos de Viseu Dão Lafões participam em projeto de nutrição e saúde oral
14.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Cinco mil alunos de Viseu Dão Lafões participam em projeto de nutrição e saúde oral

Cinco mil alunos do primeiro ciclo da região Viseu Dão Lafões vão participar no projeto de inovação social “Comer bem, sorrir melhor”, que visa reduzir o risco de cáries e equilibrar a alimentação diária das crianças dos 6 aos 10 anos.

O projeto, dinamizado pela CIM Viseu Dão Lafões e pelas ordens dos Médicos Dentistas e dos Nutricionistas, foi apresentado esta segunda-feira (21 de março), para assinalar o Dia Mundial da Saúde Oral. Só a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vai investir 45 mil euros na iniciativa.

O secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, refere que o plano vai envolver 22 agrupamentos de escolas dos 14 concelhos da região. “Os objetivos são a promoção da saúde oral e de hábitos de nutrição saudável. Nós temos no primeiro ciclo 5.000 alunos da nossa região, que vão ser neste momento o público-alvo do nosso projeto. E temos todas as escolas e todos os municípios envolvidos”, explicou o dirigente.

O projeto de inovação social “Comer bem, sorrir melhor” vai decorrer ao longo de 15 meses, sendo que uma carrinha afeta à iniciativa vai passar por todas as escolas da região. Maria Llanes, representante da Ordem dos Médicos Dentistas, acrescentou que a ideia é reduzir o risco de cáries em pelo menos 1.500 crianças.

“O nosso objetivo será ter 10.500 consultas de medicina dentária e de nutrição. Serão dinamizadas atividades e vamos entregar aos professores envelopes com recomendações para as famílias. As crianças que não têm risco vão levar pastas e escovas de dentes e as que têm risco especial levarão pastas com uma concentração alta do produto com o intuito de minimizar esse risco”, adiantou.

Já a presidente da Mesa do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas, Bárbara Beleza, salientou que é também objetivo reduzir o número de crianças com excesso de peso, além de “aumentar em cinco pontos percentuais o número de crianças que consumem hortofrutícolas diariamente e aumentar a literacia em saúde, alimentação e nutrição”.

O projeto foi elogiado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

“Iniciativas dos diferentes setores da esfera da saúde são projetos de louvar e, por isso, vamos com certeza continuar a trabalhar juntos. Vamos continuar a alargar o acesso aos cuidados de saúde oral. Temos de continuar este caminho de promoção de saúde e prevenção da doença, continuando a dotar os serviços de proximidade com valências para a prestação de cuidados de saúde oral”, acrescentou.

Com a guerra na Ucrânia e a vinda de refugiados para Portugal, António Lacerda Sales diz que o país está pronto para receber de braços abertos e ajudar em termos médicos quem fugiu da guerra.

“Sabendo que vivemos um momento particularmente difícil da nossa história, também agora motivado pelo conflito que se vive na Ucrânia, é um momento que deve convocar o melhor da ação política e da sociedade civil na resposta a esta crise humanitária. Estamos atentos à chegada a Portugal de crianças e jovens da Ucrânia, razão pela qual todos devem ter acesso aos mesmos cuidados de saúde oral existentes para a nossa população e a população residente no nosso país”, concluiu o secretário de Estado.

Ordem quer médicos dentistas no SNS

O projeto “Comer bem, sorrir melhor” foi apresentado na conferência “Definir uma Nova Agenda Pós-Pandemia”, onde o bastonário da ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, lançou alguns desafios ao novo Governo, que em breve irá tomar posse, incluindo a inclusão dos dentistas no Serviço Nacional de Saúde.

“Propomos a adoção de uma nova agenda pós-pandémica para a saúde oral que possa, em primeiro lugar, definir um programa anual de investimento. Depois, queremos aproveitar o Plano de Recuperação e Resiliência numa real oportunidade para reformas nos cuidados de saúde primários, integrando os médicos dentistas e implementando a carreira da medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde”, explicou.

O bastonário também propõe mudanças no programa do cheque-dentista, “corrigindo erros do passado e otimizando ganhos na saúde nomeadamente para os doentes diabéticos e as populações mais vulneráveis”, e alargar os apoios do PRR ao setor privado, lembrando que “98 por cento dos cuidados de saúde oral dos portugueses são garantidos pelos médicos dentistas do privado”.

Já a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou, numa mensagem gravada, a intenção de alargar o acesso aos cheques-dentista “a outros grupos vulneráveis”, além de “avaliar o risco de cárie dentária das crianças com quatro e com sete anos de idade” e também de “definir estratégias para, de forma progressiva, tornar possível a reabilitação oral nomeadamente através da disponibilidade de próteses dentárias”.

A conferência “Definir uma Nova Agenda Pós-Pandemia” decorreu no Museu do Quartzo, em Viseu.

 Cinco mil alunos de Viseu Dão Lafões participam em projeto de nutrição e saúde oral

Outras notícias

pub
 Cinco mil alunos de Viseu Dão Lafões participam em projeto de nutrição e saúde oral

Notícias relacionadas

Procurar