No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
É já a partir desta quinta-feira (18 de abril) que o Cine Clube de Viseu assinala os 50 anos do 25 de Abril com duas sessões apresentando filmes que retratam e refletem sobre a revolução que restaurou a democracia em Portugal.
Esta semana, vão ser exibidas as películas “Revolução” de Ana Hatherly e “Outro País” de Sérgio Tréfaut. Enquanto “Revolução” documenta a cultura urbana das ruas de Lisboa no pós-25 de Abril, “Outro País” é um documentário de Sérgio Tréfaut que reúne arquivos históricos excecionais.
Já na véspera do Dia da Liberdade, a 24 de abril, o Cine Clube apresenta “Primeira Obra”, o primeiro filme de ficção em 50 anos de carreira do cineasta Rui Simões, que vai estar presente no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, no Fontelo.
Em “Primeira Obra”, um jovem luso-descendente decide fazer um doutoramento sobre o documentário “Bom Povo Português”, também realizado por Rui Simões, abrindo a porta para um paralelo entre a realidade do filme e a do PREC, o momento do documentário estudado e o mundo contemporâneo.
O Cine Clube de Viseu recorda que o 25 de Abril de 1974 “trouxe renovação motivação ao trabalho desenvolvido” pela própria instituição cinéfila, que foi criada em 1955 e que se impôs como “espaço de liberdade e participação num contexto de ditadura”.