No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A 13 de maio, dia da primeira aparição de Fátima, o Cineclube de Viseu vai arrancar com um ciclo de filmes de fábulas urbanas.
Segundo a instituição cinéfila, o ciclo “Sete Fábulas Urbanas” visa refletir sobre a cidade moderna e as suas contradições, pessoas, edifícios, histórias e ruídos. As sessões vão decorrer até ao final de junho no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude às 21h00.
Esta quinta-feira, o ciclo começa com a película alemã “Undine” de Christian Petzold, baseada na lenda da ninfa Ondina. Este filme conquistou os galardões de Melhor Atriz e do Prémio FIPRESCI no Festival de Berlim em 2020.
A 20 de maio, é exibido “Fallen Angels” de Wong Kar-Wai, um filme que reflete sobre a alienação da pessoa na vida distorcida pelo ritmo acelerado das cidades.
No dia 27, é apresentado “Caminhos Magnétykos” do português Edgar Pêra, baseado na obra do escritor Branquinho da Fonseca e na história de um homem que percorre uma Lisboa em guerra civil e em vias de ver instaurado um regime militar autoritário.
A 2 de junho, véspera de feriado, David Cronenberg vai estar em destaque com a exibição de “Crash”, um dos filmes mais marcantes e polémicos da sua carreira e que recebeu em 1996 o Prémio Especial do Júri do Festival de Cannes.
No dia 9, é exibido “Os Miseráveis” de Ladj Ly, o filme que ganhou o Prémio do Júri de Cannes em 2019 recorrendo a temas como a violência e a tensão social. A 17 de junho, é exibido o filme nacional “Alis Ubbo” de Paulo Abreu, que reflete sobre a mudança da paisagem urbana.
O ciclo termina a 24 de junho com “Foragidos da Noite” de Jules Dassin, um ‘film noir’ filmado no início dos anos 50 nas ruas de Londres.
A entrada é gratuita para jovens até 18 anos.