No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Cineteatro de São João da Pesqueira vai receber, esta sexta-feira e sábado (30 de abril e 1 de maio), uma convenção nacional que visa debater a cidadania e a sociedade civil.
A iniciativa, intitulada de Convenção Nacional Mais Cidadania, vai contar com três painéis: “A Sociedade Civil no Futuro de Portugal”, “A Cidadania no Poder Local” e “Cidadania Lusófona – Portugal e o Mundo”.
A convenção é organizada por uma multiplicidade de entidades, incluindo os movimentos de cidadãos Civitates, Democracia 21 e Movimento de Cidadania Independente Mais, assim como a Associação de Jovens Empresários da União Europeia e o Arte Institute.
Os oradores incluem o presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, bem como Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto; Álvaro Beleza, presidente da associação SEDES; José Manuel Silva, vereador independente na Câmara de Coimbra; Renato Epifánio, presidente do Movimento Internacional Lusófono, e Hélder Vaz Lopes, embaixador da Guiné-Bissau.
Também irão participar outras figuras como Paulo de Morais, Joaquim Afonso, Luís Vidigal, Bernardo Theotónio-Pereira e Ana Ventura Miranda.
Com esta convenção, os organizadores querem criar “um movimento de mobilização da cidadania à volta das causas essenciais ao desenvolvimento do País, convocando para a política e para a causa pública uma parte cada vez mais significativa de cidadãos que não se reveem na partidocracia vigente”, entendendo que Portugal “continua a apresentar níveis de participação cívica frágeis e insuficientes, encontrando-se o espaço de discussão e decisão políticas nas mãos quase exclusivas dos partidos políticos”.
“Sem prejuízo das competências e responsabilidades próprias que competem aos partidos políticos no seio da nossa democracia, a participação dos cidadãos no processo de debate, discussão e enformação das decisões políticas revela-se da maior importância, defendendo causas e valores que atravessam transversalmente a sociedade portuguesa, desbloqueando trincheiras ideológicas, criando pontes e consensos entre partidos políticos, combatendo os maniqueísmos partidários e contribuindo para a formação de consensos absolutamente necessários ao nosso desenvolvimento”, acrescentam os organizadores.
Além da convenção, haverá ainda um programa cultural que decorrerá a 1 de maio entre as 10h00 e as 17h00, com visitas guiadas ao Museu do Vinho e ao centro histórico de São João da Pesqueira e uma visita livre ao Miradouro de São Salvador do Mundo.