Worker applies a green circular car sticker to the windshield of a white van in an industrial workshop.
Doctor in a white coat with a stethoscope consults a patient, writing on a clipboard at a desk.
parque alzira cláudio carregal do sal
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Concelho » Resende » Cinfães integra pedido de declaração de situação de calamidade no Douro, Tâmega e Sousa

Cinfães integra pedido de declaração de situação de calamidade no Douro, Tâmega e Sousa

Cinfães e Resende entre os concelhos da região de Viseu afetados pelas recentes intempéries

 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
11.02.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
11.02.26
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Cinfães integra pedido de declaração de situação de calamidade no Douro, Tâmega e Sousa

Os municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro, Tâmega e Sousa solicitaram ao Governo a declaração de situação de calamidade na sequência das recentes intempéries que afetaram a região, bem como o alargamento dos prazos de execução dos projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com um comunicado enviado à redação, “o Município de Cinfães enviou à Ministra da Administração Interna um pedido conjunto dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro, Tâmega e Sousa para a declaração de situação de calamidade na região, na sequência das recentes intempéries que afetaram gravemente o território”.

O documento é subscrito pelos Municípios de Cinfães, Resende, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira e Penafiel e “dá conta dos prejuízos significativos provocados pela precipitação intensa e por fenómenos meteorológicos adversos, com impactos relevantes em infraestruturas públicas, rede viária, equipamentos municipais, habitações, explorações agrícolas e atividades económicas”.

Segundo o mesmo comunicado, “de acordo com os municípios envolvidos, a dimensão dos danos registados ultrapassa a capacidade de resposta dos meios municipais, justificando a necessidade de uma intervenção excecional por parte do Governo, com vista à reposição da normalidade, à salvaguarda da segurança das populações e à recuperação do tecido económico e social da região”.

Os autarcas referem ainda “os constrangimentos causados à execução de projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente ao nível dos prazos e da capacidade operacional das entidades envolvidas”. Nesse contexto, “é igualmente solicitado o alargamento do prazo de execução dos projetos do PRR até ao final do corrente ano, como medida indispensável para garantir a concretização dos investimentos previstos, salvaguardando a sua qualidade e boa execução financeira”.

O comunicado sublinha que “esta posição conjunta traduz um apelo institucional e solidário, em defesa das populações e do território, manifestando os municípios total disponibilidade para colaborar com o Governo na avaliação técnica dos prejuízos e na definição das respostas necessárias”.

O pedido foi dirigido à Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, que pediu a demissão esta terça-feira, tendo a mesma sido aceite pelo ainda Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. As competências da Administração Interna passam, por enquanto, a ser assumidas pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

pub
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Notícias relacionadas

Procurar