fernando ruas
Conf Rampa Caramulo 1
Judo Clube Viseu
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Cultura » Circo contemporâneo em dose dupla no Teatro Viriato, em Viseu

Circo contemporâneo em dose dupla no Teatro Viriato, em Viseu

Espetáculos acontecem a 21 e 28 de junho, o último no Parque de Santiago

 Circo contemporâneo em dose dupla no Teatro Viriato, em Viseu - Jornal do Centro
17.06.25
fotografia: OVVIO © Cindy Voitus
partilhar
 Circo contemporâneo em dose dupla no Teatro Viriato, em Viseu - Jornal do Centro
17.06.25
Fotografia: OVVIO © Cindy Voitus
pub
 Circo contemporâneo em dose dupla no Teatro Viriato, em Viseu - Jornal do Centro

O Teatro Viriato, em Viseu, recebe este mês dois espetáculos de circo contemporâneo no âmbito de uma extensão do Trengo Festival de Circo do Porto, promovido pela companhia Erva Daninha. “OVVIO” e “Tot Bé!” são as propostas que prometem surpreender o público com criatividade, risco e uma reinvenção inesperada de objetos do quotidiano.

No sábado, 21 de junho, às 21h00, sobe ao palco do Teatro Viriato o espetáculo “OVVIO”, interpretado por David Diez Mendez e Tomas Vaclavek. Numa performance de elevado risco e forte impacto visual, os dois artistas desafiam a gravidade com tábuas de madeira e estruturas improvisadas, construindo uma coreografia de força, equilíbrio e confiança. Com cerca de 50 minutos de duração, “OVVIO” é recomendado para maiores de seis anos e combina uma estética minimalista e poética com jogos físicos que prendem a atenção entre o espanto e o deslumbre. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Teatro Viriato, no seu site e na plataforma BOL.

A dupla David e Tomas, formada no Cirko Vertigo, criou o Kolektiv Lapso Cirk em 2016. David, natural de Valladolid, é especialista em malabarismo e roda Cyr, enquanto Tomas prossegue os estudos no único mestrado de circo contemporâneo na Europa, no DOCH (Universidade de Dança e Circo).

A segunda proposta chega no dia 28 de junho, às 17h30, no Parque de Santiago, com o espetáculo ao ar livre “Tot Bé!”, da companhia Curolles. De entrada gratuita, este espetáculo com duração de 45 minutos é pensado para famílias e crianças a partir dos três anos. A partir de um tradicional pião de madeira, os artistas constroem um universo cénico onde física, imaginação e artesanato se cruzam. Carrinhos de mão, escadas e metros de corda são apenas alguns dos objetos que desafiam a lógica do movimento e provocam o sorriso do público.

“Tot Bé!” é interpretado por Francisco Valls Ordinase e Sky Cerdà Bota. Francisco, campeão mundial de pião tradicional em 2023, é malabarista autodidata e combina o circo com o ensino. Sky, formado no CAU Granada, especializou-se na arte do pião e no artesanato, conciliando essa paixão com a dramaturgia e iluminação. Ambos fundaram, em 2016, a companhia Curolles, ligada à associação cultural Cap de Fibló, que organiza espetáculos de circo e de rua.

pub
 Circo contemporâneo em dose dupla no Teatro Viriato, em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Circo contemporâneo em dose dupla no Teatro Viriato, em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar