No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Viseu foi distinguido com o prémio de melhor publicação audiovisual pelo vídeo “Laparoscopic total gastrectomy for gastric carcinoma, a stepwise approach” (“gastrectomia total laparoscópica por carcinoma gástrico, uma abordagem gradual” em português).
Segundo a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, o galardão foi dado pela WebSurg, um dos maiores repositórios de vídeos de cirurgia do mundo.
A plataforma destacou o valor académico e a originalidade do vídeo que passou a integrar a “Hall of Fame” da plataforma como vencedor do ano de 2025.
O vídeo defende que a gastrectomia total laparoscópica pode ser considerada um tratamento cirúrgico de primeira linha e um procedimento curativo eficaz e seguro. A gastrectomia total é vista como um procedimento complexo e frequentemente difícil de realizar, envolvendo a remoção de todo o estômago. A técnica tem atraído cada vez mais atenção nos últimos anos.
A WebSurg é a universidade online gratuita do IRCAD (Institut de Recherche Contre les Cancers de l’Appareil Digestif), em França. Criada pelo professor Jacques Marescaux no Instituto Europeu de Telecirurgia em Estrasburgo no ano 2000, a WebSurg dedica-se ao conhecimento de técnicas de cirurgia minimamente invasiva em diferentes especialidades.