No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Não chegou ao topo, mas esteve quase lá. A equipa “SpaceBoys and Girls” do Clube das Ciências do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira não venceu a primeira edição do CanSat Júnior Portugal, mas ficou num honroso segundo lugar.
O CanSat Júnior é um projeto escolar criado pela Ciência Viva/ESERO Portugal e foi concebido com o objetivo de motivar os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico a participar numa missão espacial “real”. Nessa missão, as equipas tiveram de construir um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante, equipá-lo com um sistema de comunicações e sensores (temperatura e pressão atmosférica) e programá-lo.
A competição contou com a participação de oito equipas, oriundas de várias regiões do país, que tiveram de lançar os seus microssatélites a partir de um drone, a 100 metros de altura, e de apresentar os resultados do seu trabalho perante o júri da competição.
O grupo da Escola de Moimenta da Beira foi representado por 8 alunos (Francisco Carvalho, do 7º ano; Ana Ribeiro, Bruna Santos, João Lufinha, Matilde Rebelo, Rodrigo Frias, Tito Martins e Tomás Dias, todos do 9º ano) e pelos docentes Paulo Sanches, Alberto Sousa e Eduardo Ribeiro.