No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A banda Colectivo Gira Sol Azul lançou o seu mais recente single “Dar corda às palavras para ellas estarem a dançar”, a propósito do Dia Mundial do Livro, comemorado esta sexta-feira (23 de abril).
A música já vai ser contemplada no álbum Tangerina, que vai ser lançado no mercado em julho, altura em que o Colectivo espera voltar a apresentar-se ao vivo. O tema, que já também tem o seu videoclipe, contou com a música de Bruno Pinto e a participação de Marcos Cavaleiro na bateria, Jasmim Pinto no trompete e Xosé Miguelez no saxofone tenor.
Segundo a associação cultural Gira Sol Azul, o novo trabalho foi inspirado “no universo dos mais novos mas decididamente dirigido a todas as idades”.
O disco Tangerina é caraterizado por ter “um lado rock/pop como identidade aglomeradora, mas cujas composições são muito influenciadas quer pela harmonia jazz, música erudita, música étnica”. O álbum está também associado a um espetáculo que já estreou no Teatro Viriato, em Viseu.
O trabalho é inspirado no livro “A invenção do dia claro” de Almada Negreiros e conta com música original de Ana Bento e Bruno Pinto, que se vão apresentar em palco com os próprios filhos.
“Na senda de Almada Negreiros, a música de Tangerina pretende ser tão simples quanto sofisticada, repleta de dinâmicas ricas e contrastantes, cores luminosas e vitais”, acrescenta a Gira Sol Azul na nota.