No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Viseu é, a partir desta terça-feira, o palco das Comemorações do Dia do Exército, com um programa de cerimónias, conferências, homenagens e concertos abertos à comunidade. As celebrações arrancam no Adro da Sé, com a cerimónia protocolar seguida da abertura da Expo Exército 2025, no Pavilhão Multiusos e no Campo de Viriato. As iniciativas terminam a 26 de outubro.
O programa inclui atividades de relevo, como o seminário “Horizonte 2045: O Exército Português na Era da Inovação”, concertos da Orquestra Ligeira do Exército e da Banda Sinfónica do Exército, e homenagens a D. Afonso Henriques e aos mortos em campanha. Entre os momentos altos destaca-se também a inauguração do Monumento de Homenagem do Exército à Cidade de Viseu e o Sarau Gímnico e Musical, com participação de instituições militares e académicas.
O encerramento acontece no domingo, 26, com missa de ação de graças, cerimónia militar e final da Expo Exército. Para receber o grande número de visitantes, a Câmara Municipal de Viseu prevê cortes de trânsito e reservas de estacionamento em várias zonas da cidade, incluindo o Adro da Sé, Campo de Viriato, Rua dos Combatentes da Grande Guerra e Avenida Emídio Navarro, entre outros locais.
Na zona da Sé de Viseu, o trânsito será cortado na terça-feira, 21 de outubro, na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Dr. Luiz Ferreira (Rua do Comércio), Adro da Sé, Largo da Misericórdia e Travessa da Misericórdia, entre as 10h30 e as 11h30 e entre as 15h30 e as 17h00.
Os lugares de estacionamento no Largo da Misericórdia e no Adro da Sé estarão reservados entre as 19h00 de segunda-feira (20) e as 18h00 de terça-feira (21).
No Campo de Viriato, os parques junto à Praça da Restauração, em frente ao Multiusos de Viseu e junto à estátua de Viriato estarão encerrados de 21 a 26 de outubro. O parque traseiro do Multiusos estará interdito a partir de 15 de outubro, e a Rua Ponte de Pau terá o trânsito cortado entre as 09h00 de dia 21 e as 22h00 de dia 26.
Durante o dia 22 de outubro, a paragem de autocarros junto ao Instituto Politécnico de Viseu será utilizada para cargas e descargas, e seis lugares de estacionamento próximos da Aula Magna estarão reservados entre as 19h00 do dia 21 e as 11h00 do dia 22.
Entre 22 e 25 de outubro, estarão reservados dez lugares de estacionamento na Avenida 25 de Abril, junto à entrada do Parque Aquilino Ribeiro.
Na sexta-feira, 24 de outubro, o trânsito será cortado entre as 21h15 e as 23h30 na Rua Dr. Luiz Ferreira (Rua do Comércio) e na Rua dos Combatentes da Grande Guerra. Também serão reservados lugares de estacionamento para cargas e descargas na Rua Chão do Mestre e cinco lugares no Largo Major Teles.
No sábado, 25 de outubro, serão reservados dez lugares na Avenida Emídio Navarro, entre as 09h20 e as 11h45 e entre as 21h30 e as 23h00.
Durante a manhã, todos os lugares do Largo Mouzinho de Albuquerque estarão reservados, e o trânsito será cortadona Avenida Emídio Navarro, Largo Mouzinho de Albuquerque, Rua Direita e Rua de São Lázaro.
Serão também reservados dez lugares na Rua do Inatel (09h00–18h00), e o trânsito será interrompido, entre as 13h00 e as 13h30, na Avenida Dr. António José de Almeida e na Avenida Capitão Homem Ribeiro — corte que se repetirá no domingo, 26 de outubro, no mesmo horário.
Ainda no dia 26, o trânsito voltará a ser cortado na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Dr. Luiz Ferreira, Adro da Sé, Largo da Misericórdia e Travessa da Misericórdia, entre as 08h00 e as 19h00.
Os lugares de estacionamento nestas zonas estarão reservados entre as 19h00 de sábado (25) e as 18h00 de domingo (26).