helder amaral
Incêndio florestal em Oliveira do Hospital
Incêndio em Arouca
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Diário » Comissão Nacional do PS reúne este sábado em Viseu com as federações

Comissão Nacional do PS reúne este sábado em Viseu com as federações

pub
 Comissão Nacional do PS reúne este sábado em Viseu com as federações - Jornal do Centro
22.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Comissão Nacional do PS reúne este sábado em Viseu com as federações - Jornal do Centro
22.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Comissão Nacional do PS reúne este sábado em Viseu com as federações - Jornal do Centro

A Comissão Nacional do PS, órgão deliberativo máximo do partido entre congressos, vai reunir-se este sábado (23 de março), em Viseu, para analisar a situação política. A reunião vai decorrer no Hotel Príncipe Perfeito.

O encontro convocado pelo presidente do PS, Carlos César, terá a “análise da situação política” como ponto único na ordem de trabalhos e vai juntar também os presidentes das federações do partido.

Os socialistas têm estado num périplo de reuniões esta semana, já depois de terem sido conhecidos os resultados dos círculos de emigração nas legislativas, que elegeram dois deputados ao Chega, um ao PS e outro ao PSD.

Ontem (dia 21), decorreu uma reunião da Comissão Política na sede nacional do PS, em Lisboa, e na segunda-feira (dia 18), reuniu também o Secretariado Nacional do partido.

O PS elegeu 78 deputados para a Assembleia da República, a Aliança Democrática (coligação PSD-CDS-PPM) 80, o Chega 50, a Iniciativa Liberal oito, o Bloco de Esquerda cinco, a CDU (PCP-PEV) quatro, o Livre outros quatro e o PAN 1.

Em Viseu, foram eleitos três deputados pela AD (António Leitão Amaro, Pedro Alves e Inês Domingos), três pelo PS (Elza Pais, José Rui Cruz e João Azevedo) e dois pelo Chega (João Tilly e Bernardo Pessanha).

Na noite eleitoral de 10 de março, o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, assumiu a derrota face à coligação de direita e disse que liderará a oposição.

Apesar destes resultados, o secretário-geral do PS disse que o seu partido está “forte, unido e coeso”, prometeu renová-lo e manifestou-se seguro de que a estratégia de oposição não será contestada internamente.

Pedro Nuno Santos assumiu que não obstaculizará a formação de um Governo minoritário da AD, já que não tem uma maioria alternativa para apresentar no parlamento e, por isso, não votará a favor de nenhuma moção de rejeição a esse executivo.

Porém, separou o plano da formação do Governo da questão da viabilização de instrumentos de política fundamentais, como o Orçamento do Estado.

“O PS vai liderar a oposição. Não vai deixar a oposição para o Chega e para André Ventura. A direita ou a AD não contem com o PS para governar, porque não somos nós que os vamos suportar. E não vai haver divisão no PS”, declarou.

Em relação à subida eleitoral do Chega, Pedro Nuno Santos considerou que o partido de André Ventura teve um crescimento “muito expressivo que não dá para ignorar”, manifestando-se, contudo, convicto de que “não há 18,1% de portugueses votantes racistas e xenófobos”.

pub
 Comissão Nacional do PS reúne este sábado em Viseu com as federações - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Comissão Nacional do PS reúne este sábado em Viseu com as federações - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar