mobi
centro_de_vacinacao_viseu_bombeiros_18_of_35_3
Worker applies a green circular car sticker to the windshield of a white van in an industrial workshop.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Comunidade Beiras e Serra da Estrela diz ser “confrangedor” o silêncio de Costa sobre a saúde

Comunidade Beiras e Serra da Estrela diz ser “confrangedor” o silêncio de Costa sobre a saúde

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
02.11.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
02.11.23
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), Luis Tadeu, considerou hoje ser confrangedor o silêncio do primeiro-ministro, António Costa, sobre a crise no setor da saúde.

“O que é confrangedor neste momento é, para além da incapacidade para resolver o problema, sendo um problema da gravidade que é, que o primeiro-ministro até agora ainda não tenha dito uma palavra a propósito da situação, nem sobre a sua resolução”, sustentou o autarca, que também é presidente da Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda.

Luís Tadeu realçou que “aparentemente o Governo estará despreocupado com a situação e deixa andar”, porque nem resolve a situação que se alastra a todo o país, “nem responde aos pedidos de reunião” solicitados pelos autarcas.

“Já pedimos por duas vezes uma reunião com urgência ao ministro da Saúde e até agora não houve resposta. Da parte do ministro, a preocupação não parece ser a necessária. Ou o Governo resolve ou temos de tomar outras posições. Como autarcas, temos as nossas populações a sofrer, com esta falta de prestação de cuidados. Temos de tomar as medidas que entendermos em conjunto, embora salvaguardando que não temos competência na saúde e não temos poderes para ultrapassar estas deficiências graves”, sustentou o autarca, à agência Lusa.

Tadeu avisou ainda: “Ou têm competência e resolvem ou declaram-se incompetentes e saem”.

Dos 15 municípios que integram a CIMBSE, 12 são do distrito da Guarda servidos pela Unidade de Saúde (ULS) da Guarda que tem registado constrangimentos no serviço de Urgência.

Em todas as sextas, sábados e domingos deste mês, a Urgência do hospital da Guarda não terá medicina interna, nem cirurgia geral, por falta de médicos nas escalas.

Os doentes que necessitarem de atendimento diferenciado nestas valências são encaminhados para outras unidades hospitalares da região.

A CIMBSE tem sede na Guarda e é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

pub
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Notícias relacionadas

Procurar