Captura de ecrã 2025-09-20 143325
Incêndio em Fornos de Algodres
helder amaral
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Diário » Conceição Azevedo recorda Almeida Henriques nas comemorações do 25 de Abril

Conceição Azevedo recorda Almeida Henriques nas comemorações do 25 de Abril

pub
 Conceição Azevedo recorda Almeida Henriques nas comemorações do 25 de Abril - Jornal do Centro
25.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Conceição Azevedo recorda Almeida Henriques nas comemorações do 25 de Abril - Jornal do Centro
25.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Conceição Azevedo recorda Almeida Henriques nas comemorações do 25 de Abril - Jornal do Centro

No 47.º aniversário do 25 de Abril, o município de Viseu assinalou as comemorações com a partilha de mensagens de figuras políticas da cidade, e não só. A presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, no seu discurso de Abril começou por dedicar umas palavras a António Almeida Henriques.

“Perdemos o nosso presidente, António Almeida Henriques, a pessoa que durante um ano liderou de forma exemplar o combate à Covid-19, a pessoa que durante os últimos oito anos se dedicou de alma e coração ao nosso concelho, um defensor do poder local e um lutador por Viseu e pelos viseenses”, assinalou, garantindo que a equipa “que ele escolheu e que agora lidero” vai honrar o seu sonho que ficou por realizar: o projeto Viseu Primeiro.

Em plena pandemia, “num período tão difícil, tão complexo, mais do que nunca, faz sentido invocar os 47 anos do Dia da Liberdade”. Assim, a presidente fez questão de recordar todos os homens e mulheres que contribuíram para o derrube da ditadura. “Impõe-se assim, nesse dever de memória, recordar os cinco capitães do Regimento de Infantaria de Viseu que estiveram envolvidos nas operações militares. Gertrudes da Silva, Arnaldo Costeira, Aprígio Ramalho, António Amaral e Amândio Augusto, hoje aqui representados pelo tenente-general António Amaral”, enumerou.

Mas, também não esquece o crescimento de movimentos antidemocráticos e a crise sanitária que se vive a nível mundial. “Hoje lutamos contra uma crise sanitária e tememos a crise económica que nos pode daí advir”, disse Conceição Azevedo, reconhecendo que “uma das mais fortes conquistas do 25 de Abril foi, sem dúvida, o poder local que tem sido eficaz e eficiente no combate à crise pandémica”.

A presidente também recordou algumas das iniciativas do município, nomeadamente o Viseu Ajuda, o Viseu Entrega, o Viseu Investe +, Viseu Investe 2021, entre outras, onde “reforçamos a solidariedade no contexto de crise, procurámos relançar a atividade económica de forma a manter rendimentos e procurámos atrair novos investimentos para aumentar o emprego”, sublinhou, enaltecendo a importância da cooperação ativa com as autoridades de saúde, segurança social, exército e Proteção Civil para se erguer a estrutura de retaguarda no Fontelo e o centro de vacinação, no Pavilhão Multiusos.

“O Plano de Recuperação e Resiliência é uma verdadeira oportunidade para o país”, lançou a presidente, alertando para “a esmagadora maioria dos seus projetos está no litoral, as forças da região do interior de Portugal precisam urgentemente de se unir e exigir os seus direitos”. Falou ainda de projetos como a ligação ferroviária a Viseu, a barragem de Fagilde, o Centro Regional de Proteção Civil e ampliação do Aeródromo.

Quase a terminar, Conceição Azevedo retorna à visão de Almeida Henriques. “Com a sua liberdade de pensamento, com a sua intervenção participada, com sua estratégia, conseguiu tornar Viseu, como ele dizia, no farol do interior do país”, frisou, garantido que o coração de Portugal é hoje ambientalmente sustentável, com contas equilibradas, às quais se junta uma nova mobilidade.

pub
 Conceição Azevedo recorda Almeida Henriques nas comemorações do 25 de Abril - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Conceição Azevedo recorda Almeida Henriques nas comemorações do 25 de Abril - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar