Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Ordem dos Médicos Dentistas e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões promove, na próxima segunda-feira (21 de março), a conferência “Definir uma nova agenda pós-pandemia” no Museu do Quartzo, em Viseu.
A iniciativa arranca às 10h00 e vai assinalar o Dia Mundial da Saúde Oral, comemorado no domingo (dia 20). Segundo os organizadores, a conferência pretende “debater as prioridades para a próxima legislatura, nomeadamente formas de colmatar as carências da população em cuidados de saúde oral”, depois das últimas eleições legislativas de janeiro.
O evento irá contar com a participação da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que, segundo a organização, farão intervenções online.
Durante a sessão, vai ainda ser apresentado o projeto de inovação social “Comer bem, sorrir melhor”, que será implementado nas escolas primárias da região Viseu Dão Lafões para equilibrar a alimentação diária das crianças dos 6 aos 10 anos. A iniciativa será dinamizada pela Ordem dos Médicos Dentistas e pela Ordem dos Nutricionistas.
A partir das 11h00, a conferência vai dar espaço ao debate com dois painéis. O primeiro tem como tema “Literacia e Promoção de Saúde: da Alimentação Saudável à Saúde Oral, um benefício conjunto”, que vai contar com as intervenções de Miguel Arriaga (Direção-Geral da Saúde), Nélio Veiga (coordenador do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade Católica), Fátima Duarte (presidente da Associação Portuguesa de Higienistas Orais) e Luís Filipe Amaro (Ordem dos Nutricionistas).
O segundo painel de debate irá debater sobre o tema “Saúde Oral e Saúde Geral: Uma prioridade para a legislatura 2022-2026?”, com a participação do presidente da Convenção Nacional de Saúde, Eurico Castro Alves, do vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ana Nunes de Almeida, e dos especialistas António Mano Azul e José Frias Bulhosa.
A moderação dos dois painéis é do jornalista Pedro Araújo.