“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
Mais de 50 pessoas participaram no Capítulo de Outono da Confraria Grão Vasco, que decorreu na Quinta da Magarenha, em Viseu. O almoxarife da instituição, José Ernesto Silva, anunciou que, em 2025, mais confrarias-irmãs gastronómicas vão arrancar em Paris (França), São Paulo (Brasil), Flórida (Estados Unidos) e Argentina.
O responsável também realçou a presença de representantes da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal na Suíça Francófona (Luís Chaves) e da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Zurique (Custódio Ferreira) no evento que teve lugar no último fim de semana.
Outro convidado foi o presidente da Confraria de Saberes e Sabores Luso-Amazónicos Grão Vasco de Manaus (Brasil), Johnny Yuma Azevedo, que revelou que, também no próximo ano, esta confraria irá levar a cabo um capítulo de entronização, tendo convidado José Ernesto Silva e o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, a estarem presentes.
Fernando Ruas realçou o papel das confrarias na promoção do território, da gastronomia e da cultura e o contributo da Confraria Grão Vasco na promoção de Viseu além-fronteiras.
O evento contou ainda com a atuação da Tuna Sabores da Música e a palestra do autor e historiador Alberto Correia, que falou sobre o livro Carta Gastronómica de Viseu, publicado em 2022.