Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Mais de 50 pessoas participaram no Capítulo de Outono da Confraria Grão Vasco, que decorreu na Quinta da Magarenha, em Viseu. O almoxarife da instituição, José Ernesto Silva, anunciou que, em 2025, mais confrarias-irmãs gastronómicas vão arrancar em Paris (França), São Paulo (Brasil), Flórida (Estados Unidos) e Argentina.
O responsável também realçou a presença de representantes da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal na Suíça Francófona (Luís Chaves) e da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Zurique (Custódio Ferreira) no evento que teve lugar no último fim de semana.
Outro convidado foi o presidente da Confraria de Saberes e Sabores Luso-Amazónicos Grão Vasco de Manaus (Brasil), Johnny Yuma Azevedo, que revelou que, também no próximo ano, esta confraria irá levar a cabo um capítulo de entronização, tendo convidado José Ernesto Silva e o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, a estarem presentes.
Fernando Ruas realçou o papel das confrarias na promoção do território, da gastronomia e da cultura e o contributo da Confraria Grão Vasco na promoção de Viseu além-fronteiras.
O evento contou ainda com a atuação da Tuna Sabores da Música e a palestra do autor e historiador Alberto Correia, que falou sobre o livro Carta Gastronómica de Viseu, publicado em 2022.