Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…
A Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) vai organizar o seu terceiro congresso de 30 de maio a 1 de junho. Este ano, o evento vai sair das fronteiras da Urgeiriça, no concelho de Nelas.
O programa foi divulgado na última sexta-feira (9 de maio) pela associação. A iniciativa irá juntar vários especialistas e ex-mineiros, e abordar temas como a história, a cultura e a saúde das antigas comunidades mineiras.
O programa destaca a presença do ex-presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, no encerramento do congresso, além do bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, no primeiro dia dos trabalhos em Coimbra. Os painéis de discussão serão moderados por filhos e netos de antigos mineiros.
A iniciativa começa dia 30, sexta-feira, às 09h30 na Urgeiriça, mas o primeiro dia fica marcado por uma sessão agendada para as 14h30 em Coimbra, no Pavilhão Centro de Portugal, abordando os efeitos da extração do urânio na saúde dos antigos mineiros. Segue-se depois o painel sobre a saúde dos ex-trabalhadores das minas no contexto do Serviço Nacional de Saúde, com a presença de Carlos Cortes.
No dia 31 de maio, sábado, a saúde volta a estar em destaque, desta vez com o tema “A saúde nas antigas comunidades mineiras” a ser debatida a partir das 09h30 na antiga Garagem da Urgeiriça. Já pelas 14h30, tem início o quarto painel: “A Importância na História e no Desenvolvimento Mineiro”.
O programa inclui ainda o jantar-convívio da família mineira às 20h00, no antigo Balneário da Urgeiriça, e a animação musical com os grupos de cantares dos mineiros do Pejão e dos Ex-Mineiros de Urânio às 21h00. No final serão apresentados dois filmes: “Minas do Pejão” e “100 Anos das Minas da Urgeiriça”.
O congresso da ATMU termina a 1 de junho, domingo, com o painel “A Importância da Comunidade Mineira na Cultura”. Às 14h30, está prevista uma sessão de homenagem aos ex-mineiros de urânio. As conclusões do congresso estão marcadas para as 15h00. E, meia-hora depois, decorre a sessão de encerramento com a presença de Ferro Rodrigues.
Durante todo o congresso, estarão patentes duas exposições, uma da fotógrafa Silvy Crespo sobre a família mineira e outro do artesão Luís de Almeida.