Os óculos são fundamentais, tanto para quem precisa de correção visual quanto…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
Decorreu no IPDJ, no passado dia 28 de Maio, na cidade de Viseu, com a presença do Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, a XII Assembleia da Organização Regional de Viseu (AORV) do Partido Comunista Português, sob o lema «Reforçar o Partido: Organizar, Intervir e Lutar». A sua realização foi tempo de análise, prestação de contas e definição de linhas de trabalho para o futuro.
Eram seus objectivos:
A apreciação ao cumprimento dos objectivos definidos na AORV anterior, realizada em 2018; a análise à evolução da situação económica, política e social da região; a avaliação do trabalho desenvolvido pelo PCP, seus militantes e organizações; a definição de linhas prioritárias para o reforço da organização e para a intervenção dos comunistas na região, no quadro da luta pela alternativa patriótica e de esquerda; a eleição da nova Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP.
Concluídos os trabalhos, pode-se afirmar que todos estes objectivos foram atingidos.
A «Resolução Política da XII AORV», documento guia para a acção do Partido no distrito nos próximos quatro anos, faz, em primeiro lugar, uma avaliação muito geral do desenvolvimento da situação política nacional e internacional no período decorrido entre assembleias.
Nele se procede, em segundo lugar, à análise da situação política, económica e social no distrito e sua caracterização, dando particular atenção à evolução nos últimos anos.
Procura, ainda, fazer o balanço da actividade e da luta no distrito desde a anterior assembleia.
Por fim, apresenta as propostas políticas e principais linhas de trabalho do PCP no distrito para os próximos anos.
Esta Resolução Política, aprovada por unanimidade pelos delegados, foi alvo de inúmeros contributos recolhidos quer no amplo debate preparatório, quer na própria Assembleia.
Importa dar especial relevo às principais propostas do PCP para o desenvolvimento da região de Viseu e a resolução dos graves problemas com que esta se confronta https://www.viseu.pcp.pt/index.php/aor-viseu.
São mais de seis de dezenas de propostas concrectas para valorizar a produção nacional, desenvolver a actividade económica, promover o turismo e apoiar o comércio, garantir o direito à mobilidade, efectivar o direito à habitação, garantir o direito à saúde, defender o direito à educação.
Propostas concrectas para promover os direitos da juventude, garantir os direitos das crianças e dos pais, garantir o direito à cultura e ao desporto, apoiar os idosos, defender os direitos das mulheres, combater a exclusão, defender a água pública e promover um ambiente saudável.
Como afirmou na sua intervenção na XII AORV o Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, «Não desistiremos. Olhamos para o País, e designadamente para as regiões do País interior, com a completa noção dos problemas e mesmo dos dramas que muitas destas vidas comportam, mas também com a certeza de que é possível um outro rumo, um outro caminho, uma outra política.»
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues